exército / Imagem freepik
Muitos jovens brasileiros têm a seguinte dúvida: “sou obrigado a servir o exército?”. Pois bem, é preciso avaliar uma série de fatores para responder esta pergunta, porém, a princípio, o serviço militar no Brasil é obrigatório.
Em muitos países o alistamento militar é algo voluntário, entretanto, o Brasil não é um deles. Com 18 anos os jovens nascidos no nosso país devem, obrigatoriamente, se alistar para servir o exército.
Existem casos onde os jovens podem ser dispensados do serviço obrigatório, mostraremos nos próximos tópicos.
Todos já assistiram ao comercial do ministério da defesa com a seguinte frase: “Você que completa 18 anos até 31 de dezembro, aliste-se na Junta de Serviço Militar mais próxima”, essa frase só demonstra a obrigatoriedade do alistamento.
Ao completar 18 anos, todo jovem, brasileiro nato (nascido no Brasil) do sexo masculino deve se alistar segundo a legislação: “Todos os brasileiros são obrigados ao Serviço Militar, conforme previsto no Art. 143 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988”.
Entretanto, alguns jovens não tem a mínima intenção de servir o exército, mostraremos nos próximos tópicos o que pode ser feito nesses casos.
Leia+: 6 melhores filmes sobre guerra
Se você não é voluntário a servir o exército, basta informar em todas as entrevistas que não quer servir, porém, você ainda poderá ser obrigado a servir (já que o serviço é obrigatório). Entretanto, as pessoas que são obrigadas são poucas, pois a maioria é feita de voluntários.
Existem alguns casos em que o jovem deve ser dispensado e não pode ser obrigado a servir o exército, veja alguns dos casos:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…