Todas quando recebem algum dinheiro gostam de comprar algo para si. Fazer compras para muita gente é uma terapia, uma forma de se distrair e também de se presentear. No entanto, tudo na vida em excesso faz mal para a saúde.
Quando uma pessoa fica cheia de dívidas é sinal que ela é incapaz de poupar dinheiro. Porém, não tendo um planejamento financeiro, vai ficar endividado sempre.
As compras compulsivas fazem parte dos transtornos de controle dos impulsos. Ocorre geralmente em pessoas jovens que atingiram recentemente a independência econômica.
Esse descontrole com o dinheiro pode ser o início de um Transtorno do Comprar Compulsivo (TCC). Esse tipo de transtorno foi diagnosticado pela primeira vez no início do século XX. O TCC também é conhecido como “oniomania”.
A pessoa quando compra compulsivamente vai ficar horas semanais rodando as vitrines das lojas. Geralmente compra produtos que nunca vai usar na vida. O problema é que elas não sabem quando parar de comprar.
O limite entre gostar de consumir e ter “oniomania”. Quem compra compulsivamente, estourar o orçamento repetidamente, sente um desejo incontrolável de gastar, sofre de ONIOMANIA, um mal que vicia tanto quanto o álcool, o tabaco ou as drogas. O nome vem do grego: oné (comprar) mania (loucura).
As pessoas diagnosticadas com TCC muitas vezes se enrolam em dívidas, estourando o limite do cartão de crédito. Contratam o serviço de cheque especial, fazendo crediários.
Algumas pessoas devem tanto, que para conseguir continuar comprando realizam até mesmo empréstimos com garantia de imóvel, ocasionando a perda do bem.
Outro sinal que a pessoa tem compulsão em comprar, é quando começam a mentir para a família. Passando a comprar escondido e ocultar objetos pela casa.
A compulsão por compras pode levar uma pessoa querer ter coisas que nem servem para ela, como por exemplo, comprar sapatos com número menor. Eles compram tantas roupas que esquecem que tinham comprado.
Quem tem compulsão por compras faz do cartão de crédito uma verdadeira arma. É preciso estar atento a esse descontrole.
Leia também | 12 superstições que não fazem o menor sentido, mas você acredita
A compulsão normalmente aparece quando as pessoas não sabem gerenciar a preocupação, estresse e ansiedade de maneira saudável.
Os tratamentos incluem o acompanhamento por fármacos (como ansiolíticos e antidepressivos), psicoterapias e até um processo de coaching, ministrado por um especialista em finanças pessoais.
O esgotamento profissional é conhecido como burnout e tem se tornado cada vez mais comum…
O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…
A maioria sabe da importância de se comunicar bem e de forma clara no ambiente…
Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…
Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…
Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…