Nesta semana uma notícia pegou muita gente de surpresa. Isso porque diversos bancos do país suspenderam a contratação do empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A suspensão da contratação do empréstimo consignado foi uma resposta dos bancos à decisão do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), que reduziu, na última segunda-feira (13), o teto de juros da modalidade de crédito.
Conforme decisão do CNPS, o teto de juros para empréstimo consignado, que antes era de 2,14% será de 1,70%. Já a taxa para o cartão de crédito consignado será reduzida de 3,06% para 2,62%.
Devido ao posicionamento contrário à decisão do CNPS, os bancos, tanto públicos quanto os bancos privados, reagiram à medida suspendendo a contratação do empréstimo consignado para os aposentados e pensionistas do INSS.
Confira a seguir quais bancos suspenderam a contratação do empréstimo consignado (até o momento), conforme apresentado pelo InfoMoney:
A movimentação adotada pelos bancos é clara em se posicionar contra o novo teto de juros, e consequentemente força o governo a recuar quanto à decisão.
O que leva os bancos a se posicionarem contra a nova redução nos juros do consignado está atrelado às margens dos bancos que se tornarão negativas com os novos limites fixados.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…