Chamadas

COMUNICADO OFICIAL para TODOS os aposentados acaba de sair

Nos últimos dias um assunto que estava mexendo com o governo, assim como os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), foi a suspensão da contratação do empréstimo consignado pelos bancos.

A suspensão da contratação do empréstimo consignado ocorreu após o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) fixar o novo limite de juros consignados de 1,70%, que foi expressamente criticado pelos bancos que alegaram que o novo teto traria margens negativas.

Assim, a contratação do empréstimo consignado ficou suspenso por cerca de uma semana, mas retornou nesta última terça-feira (28), após nova decisão que ocorreu entre representantes do governo e representantes das instituições bancárias.

Consignado já pode ser contratado

Devido a um impasse entre o governo e os bancos, o Conselho Nacional da Previdência Social determinou o novo teto de juros do consignado, que subiu de 1,70% para 1,97% ao mês.

Com a publicação do novo teto de juros, os bancos já estão retornando com o empréstimo consignado que poderá ser contratado novamente pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, entre outros.

Apesar do teto de juros ter sido aumentado nesta terça-feira para 1,97%, os juros estão mais baixos do que o que estava sendo praticado antes da publicação do CNPS.

Isso porque, o teto de juros que era fixado anteriormente era de 2,14% para o empréstimo consignado, agora esses juros foram reduzidos ao limite de 1,97% ao mês.

“O Bradesco informa que volta a operar normalmente a linha de crédito consignado do INSS a partir de amanhã, dia 29”, informou o banco em comunicado.

“O Banco do Brasil informa que vai voltar a operar, imediatamente, a linha de crédito consignado INSS, após as definições divulgadas pelo CNPS”, informou o banco. “O BB entende que as novas regras conciliam a remuneração adequada da linha com a oferta de crédito condizente com as necessidades financeiras de seus clientes”, acrescentou.

Bancos ainda discordam do teto de juros

Apesar da postura inicial dos bancos, de retornar o mais rápido possível com o empréstimo consignado, as instituições financeiras ainda não acordam com a nova proposta.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em nota afirmou que:

“Os bancos, representados pela Febraban, participaram nesta terça-feira da reunião do Conselho de Previdência Social e, inicialmente, discordaram da proposta de teto dos juros do consignado para beneficiários do INSS em 1,97%, por ser um patamar ainda abaixo dos custos vigentes para parte dos bancos que operam essa linha de crédito”.

Todavia, a Febraban informou que, como a proposta significa um avanço com relação ao teto de juros fixados anteriormente de 1,70%, os bancos devem contribuir para o fim desse impasse.

No caso da ABBC (Associação Brasileira de Bancos) a mesma informou que, apesar de o ajuste ter ficado abaixo do esperado, “as novas taxas permitem alcançar os objetivos de oferecer alternativas de empréstimos mais acessíveis e em consonância com as iniciativas do governo de fomentar o crédito no país.”

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

A palavra de poder para cada signo em outubro

Em outubro, os astros prometem movimentar a vida de todos os signos do zodíaco, e…

25 minutos atrás

Multa vem aí! Quem fizer isso nas Eleições deve tomar cuidado

Faltar às eleições no Brasil pode ter mais consequências do que muitos imaginam. Para os…

45 minutos atrás

CRAS abre inscrições para benefícios que somam mais de R$ 2 mil mensais

O Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são dois dos principais programas…

1 hora atrás

Que horas cai o Bolsa Família hoje? Veja as datas atualizadas

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se preparar para o pagamento de outubro, que…

2 horas atrás

Atletas precisam estudar? Entenda a educação dos esportistas!

A educação dos atletas é algo curioso para a maioria da população, que, ao ver…

5 horas atrás

Ansiedade social: o que é, principais sintomas e como controlar

Muitas pessoas têm problemas com ansiedade em situações sociais como eventos, reuniões ou até mesmo…

7 horas atrás