Concurso perito do INSS / Imagem freepik
O concurso para perito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi autorizado e terá o edital publicado no próximo ano, algo que estava sendo esperado por médicos de todo Brasil há mais de 12 anos, esta é uma ótima oportunidade profissional.
O último concurso com vagas para Perito Médico do INSS aconteceu no ano de 2011, organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Portanto, é uma ótima chance, já que o próximo processo seletivo pode demorar mais de uma década para acontecer.
Com o edital foi autorizado em agosto de 2024, o Ministério da Previdência Social tem o prazo de 6 meses para a publicação do edital, portanto, até fevereiro de 2025 ele estará publicado.
Como citamos, o último concurso aconteceu há treze anos, portanto, os médicos que desejam assumir o cargo de perito médico federal do Ministério da Previdência Social (MPS) devem se preparar.
No certame de 2011, foram ofertadas 375 vagas para o cargo, além disso, foram disponibilizadas 1.500 vagas para Técnico do Seguro Social. No concurso organizado pela Fundação Carlos Chagas foram 11.760 inscritos.
Apesar das 375 vagas, foram chamados mais que o dobro dos candidatos aprovados durante o período de validade do concurso, o mesmo deve acontecer no concurso de 2025.
Leia também | Concursos públicos abertos em outubro de 2024
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou no Diário Oficial da União em agosto a portaria assinada pela ministra em exercício, Cristina Kiomi Mori, autorizando o concurso público com 175 vagas para o cargo de perito médico.
“O responsável pela realização do concurso é o Ministério da Previdência Social (MPS), que tem o prazo de seis meses para a publicação do edital. A antecedência mínima entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do certame é de dois meses. O provimento dos cargos está condicionado à homologação do resultado final do concurso e à adequação orçamentária e financeira”, afirma a nota publicada pelo governo.
Leia também | Auxílio-doença: Perícia presencial do INSS retorna em alguns casos
O salário de um médico do INSS é composto pela remuneração base mais a Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária (GDAPMP).
As remunerações de um perito, a partir de 2024, é o seguinte:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…