Quando pensamos em concurso público, uma das primeiras coisas que vamos pensar é a concorrência. Isso porque, tradicionalmente, existe o mito de que todos os concursos públicos do Brasil são extremamente concorridos e difíceis de passar.
Apesar de a maioria dos concursos públicos serem realmente concorridos, é importante deixar claro que: nem sempre é assim. Existem concursos públicos com pouca concorrência, contudo, você precisará estar atento a alguns detalhes.
A verdade é que, concursos com baixa concorrência, são na sua maioria para atuações mais específicas, em outras palavras, na maioria das vezes acabam exigindo habilidades ou requisitos mais específicos, ou mesmo, uma formação não tão comum assim.
Como dito anteriormente, os concursos mais fáceis de passar são os menos concorridos, e em suma, os concursos menos concorridos são aqueles bem mais específicos, que, quanto mais específica for a vaga que você pretende ocupar, menor será a concorrência.
Apesar da maioria dos concurseiros optarem por prestar concursos de nível médio (principalmente por conta do número maior de vagas), muitos deles não percebem que por conta disso, a concorrência tende a ser substancialmente maior.
Uma outra opção bem interessante é realizar concursos para a formação de cadastro de reserva. É importante lembrar que, nas oportunidades de cadastro de reserva não existe o direito garantido de nomeação, então não é certeza que você será efetivado, mas ainda, sim, esse tipo de concurso é menos concorrido, pois a maioria dos concurseiros acredita que não vale a pena.
Mas aqui vale uma dica, mesmo que não seja nada garantido, realizar esse tipo de concurso, fará com que você compreenda seu potencial, e ainda, é uma possibilidade que você tem de ingressar na vida pública, mesmo que sem garantia, faça apenas para ganhar experiência, e vai que acontece né.
Por fim, outro fator que costuma ser ignorado pelos concurseiros são os concursos municipais. Mas a verdade é que as oportunidades de se tornar servidor público nas prefeituras, podem ser uma excelente opção para ingressar na carreira pública, acompanhada dos mais diversos benefícios como a estabilidade e, remuneração.
Leia também | As 10 carreiras mais cobiçadas do Brasil dos concursos públicos
Se você quer exemplos de concursos mais fáceis de passar, justamente por serem menos concorridos, vamos te apresentar algumas opções mais simples, mas super úteis, confira:
BNDES
Normalmente, o concurso do BNDES é um dos menos concorridos, justamente pelo fato de que esse concurso é para cadastro reserva e, além disso, acaba exigindo uma formação mais específica para cada cargo.
Finep
A Finep é uma empresa de inovação que realiza pesquisas de Ciência, Tecnologia e Inovação para empresas, universidades, instituições públicas, privadas e tecnológicas. Esse concurso costuma ser mais fácil de passar, já que são poucas as exigências do edital.
Ancine
As agências reguladoras tendem a ter concursos menos concorridos, justamente por exigirem formação de nível superior e conhecimentos mais específicos, o que acaba afastando muito a concorrência, e se tornando um concurso mais fácil para passar.
Defensoria Pública da União
Geralmente, os concursos da DPU são extremamente concorridos, como, por exemplo, o de defensor público federal, todavia, a DPU também possuí concursos menos concorridos, como, por exemplo, para as áreas de assistente social, contador, psicólogo e arquivista.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…