Chamadas

Conheça 10 filmes que marcaram o século 20

A sétima arte brilhou no século 20. O cinema trouxe obras que não só entretiveram, mas também provocaram e emocionaram gerações. Filmes que jamais esqueceremos e vão estar sempre em nossas memórias. O século passado foi marcado por produções que se destacaram. 

Longas como “À espera de um milagre” (1999), nos trouxe uma narrativa poderosa sobre esperança e justiça, e “O clube da luta” (1999), que desafiou as convenções sociais com sua abordagem provocativa.

Mas também houve filmes épicos como “Coração valente” (1995) e “Lawrence da Arábia”, que trouxeram batalhas grandiosas e personagens marcantes, enquanto “Era uma vez na América” (1984) e “Crepúsculo dos Deuses” (1950) exploraram as profundezas das ambições e tragédias humanas.

Mas diretores também ficaram marcados pela genialidade, como Alfred Hitchcock, que nos fez sentir medo com o filme “Os Pássaros”. O terror se fez presente através da assustadora história de “Alien, o oitavo passageiro”. 

No texto a seguir, vamos conhecer um pouco dessas produções que marcaram gerações e são lembradas até hoje!

À espera de um milagre (1999)

À espera de um milagre / Imagem de Divulgação

À Espera de um Milagre é uma adaptação cinematográfica baseada no livro homônimo de Stephen King, lançado em 1996. Dirigido por Frank Darabont, o filme nos transporta para o ano de 1935, no corredor da morte de uma prisão sulista nos Estados Unidos.

Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe de guarda da prisão. Ele se depara com John Coffey, um prisioneiro gigante e gentil, vivido por Michael Clarke Duncan. O que torna essa relação incomum e mágica é a descoberta de que Coffey possui poderes sobrenaturais. 

Onde assistir: Max.

O clube da luta (1999)

O clube da luta / Imagem de Divulgação

Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, aparentemente bem-sucedido, mas profundamente insatisfeito com sua vida medíocre. Ele sofre de insônia e, em busca de alívio, começa a frequentar grupos de autoajuda. É nesse contexto que ele conhece Marla Singer (Helena Bonham Carter), uma viciada em busca de apoio semelhante. No entanto, tudo muda quando Jack conhece Tyler Durden (Brad Pitt), um homem misterioso e cheio de ideias.

Onde assistir: Disney+.

Coração valente (1995)

Coração valente / Imagem de Divulgação

No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace (interpretado por Mel Gibson), bem na sua noite de núpcias. Determinado a vingar a amada, ele lidera seu povo em uma luta contra o cruel Rei inglês Edward I. Com a ajuda de aliados como Robert e Bruce, Wallace desencadeia uma violenta batalha com o objetivo de libertar a Escócia de uma vez por todas.

Onde assistir: Disney+.

Era uma vez na América (1984)

Era uma vez na América / Imagem de Divulgação

David Aaronson (Robert De Niro) e Maximillian Bercouicz (James Woods) são dois amigos de descendência judaica que crescem cometendo pequenos crimes nas ruas do Lower East Side, em Nova York. À medida que esses crimes se tornam mais audaciosos, a Máfia judaica ganha força, e os amigos de infância acabam se tornando rivais. A trama nos leva desde a infância deles até o apogeu durante a Lei Seca, e depois, após 35 anos, eles se reencontram.

Onde assistir: Disney+.

Crepúsculo dos Deuses (1950)

Crepúsculo dos deuses / Imagem de Divulgação

Joe Gillis (William Holden) é um roteirista falido que, para escapar dos representantes de uma financeira, acaba se refugiando na decadente mansão de Norma Desmond (Gloria Swanson). Norma é uma antiga estrela do cinema mudo, e sua vida isolada na mansão é repleta de mistério e nostalgia. Quando ela descobre que Joe é roteirista, o contrata para revisar o roteiro de Salomé, que marcará seu retorno às telas.

Onde assistir: Google Play e Prime Video.

Os Pássaros

Os Pássaros / Imagem de Divulgação

Melanie Daniels (Tippi Hedren) é uma bela e rica socialite que segue sempre atrás do que deseja. Quando ela conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop, sua vida toma um rumo inesperado. Melanie decide procurá-lo em sua cidade, Bodega Bay, na Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. No entanto, ela não fazia ideia de que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros começam a atacar as pessoas na região. A atmosfera de suspense e tensão é construída de forma magistral por Hitchcock. 

Onde assistir: Google Play.

Lawrence da Arábia

Lawrence da Arábia / Imagem de Divulgação

Este épico cinematográfico, dirigido por David Lean e lançado em 1962, é baseado nas memórias do enigmático T. E. Lawrence. 

O filme começa com T. E. Lawrence pilotando sua motocicleta ao longo de uma pequena estrada na Inglaterra. Ele sofreu um acidente fatal ao desviar de dois ciclistas que vinham no sentido contrário da via. Uma missa em sua homenagem é realizada na Catedral de São Paulo, onde um repórter coleta informações sobre Lawrence para um jornal.

Anos antes, durante a Primeira Guerra Mundial, Lawrence é um tenente desajustado do Exército Britânico, notável por sua insolência e educação. Apesar das objeções do General Murray, o Sr. Dryden do Bureau Árabe envia-o para avaliar as perspectivas do Príncipe Faiçal na sua revolta contra os turcos durante a campanha britânica na Arábia. Na viagem, seu guia beduíno Tafas é morto por Sherif Ali ibn el Kharish por beber de seu poço sem permissão.

Lawrence mais tarde conhece o Coronel Brighton, que ordena que ele fique quieto, faça sua avaliação e vá embora. Lawrence ignora as ordens de Brighton quando conhece Faiçal; sua franqueza desperta o interesse do príncipe.

O elenco tem nomes de peso como Peter O’Toole como T. E. Lawrence ou Lawrence da Arábia, Alec Guinness como Príncipe Faiçal, Anthony Quinn como Auda Abu Tayi e Omar Sharif como Xerife Ali ibn el Kharish.

Onde assistir: Apple TV+.

Alien, o oitavo passageiro

Alien, o oitavo passageiro / Imagem de Divulgação

A história se desenrola a bordo da nave espacial rebocadora Nostromo, que está retornando à Terra após uma missão. Tudo parece tranquilo até que a tripulação responde a um pedido de socorro vindo de um planeta inóspito. Lá, eles descobrem uma forma de vida mortal que se reproduz dentro de seres humanos. E aí começa o suspense e o terror!

Onde assistir: Disney+.

Forrest Gump – Contador de histórias

A história é vista pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média, mas com boas intenções. Por um capricho do destino, ele se envolve em momentos cruciais da história americana, como a Guerra do Vietnã e o escândalo Watergate. No entanto, mesmo com todas essas experiências, Forrest continua pensando em seu amor de infância, Jenny Curran (Robin Wright).

Onde assistir: Netflix.

Leia também | 5 Atores que ficaram marcados por um único personagem

Janela indiscreta

Janela indiscreta / Imagem de Divulgação

L. B. “Jeff” Jefferies (James Stewart) é um fotógrafo, que, após quebrar a perna, se vê confinado a uma cadeira de rodas em seu apartamento em Greenwich Village. Com nada mais a fazer, ele passa seus dias observando os vizinhos pela janela. Nada de TV, livros ou amigos – apenas o intrigante espetáculo da vida alheia.

 Uma exuberante dançarina apelidada de “Senhorita Torso”, uma mulher solteira de meia-idade chamada “Senhorita Coração Partido”, um solteiro compositor e pianista, vários casais, uma escultora e até um vendedor de jóias ambulante, Lars Thorwald, e sua esposa acamada, são as pessoas observadas por ele.

Mas a trama se complica quando Jeff começa a suspeitar que algo terrível aconteceu no apartamento de Thorwald. O filme é um suspense e mistério, dirigido por Alfred Hitchcock.

Onde assistir: Prime Video.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

O que acontece se você for pego dirigindo com a CNH suspensa?

Se você anda por aí dirigindo pelas ruas do Brasil com sua CNH (Carteira Nacional…

1 hora atrás

Ano que vem terá 9 feriados prolongados. Você já pode se programar!

Se teve uma coisa que o brasileiro sentiu falta em 2024 foram os feriados prolongados.…

2 horas atrás

MEI pode trabalhar de carteira assinada. O que diz a regra?

O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para facilitar a formalização de pequenos negócios, permitindo que…

5 horas atrás

10 empresas que levam brasileiros para trabalhar no exterior

Os brasileiros que querem trabalhar fora do país podem ter a chance de serem contratados…

16 horas atrás

Saiba quem é contra e quem é a favor do fim da escala 6×1

Um assunto vem tomando conta dos brasileiros que estão preocupados em continuar trabalhando. Estamos falando…

19 horas atrás

Brasileiro está perdendo o hábito da leitura, diz pesquisa

A leitura leva a pessoa ao conhecimento, a ter uma ótima gramática e também saber…

21 horas atrás