Chamadas

Conheça 6 superalimentos que podem ajudar a evitar ataque cardíaco

Você sabia que o coração bate cerca de 100.000 vezes por dia. Tanto trabalho merece nossa total atenção e cuidado. O nosso coração é a grande força do nosso corpo. Ele coordena cada batida, cada pulsação, para nos manter vivos. Para proteger o coração, existem alguns alimentos que se destacam como verdadeiros heróis para a nossa saúde.

Para você saber como cuidar do seu coração, continue lendo o texto. Selecionamos seis superalimentos que não apenas satisfazem nosso paladar, mas também contribuem para a saúde cardiovascular. Eles fortalecem nossas artérias, reduzindo o risco de doenças cardíacas e nos ajudando a viver com mais vitalidade. 

Abacate

Abacate / Imagem freepik

O abacate é rico em gorduras saudáveis, especialmente as monoinsaturadas, que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL) e melhorar os níveis de colesterol no sangue. Além disso, o abacate é cheio de fibras e antioxidantes, que são ótimos para o coração.

Semente de chia

Semente de chia / Imagem freepik

A semente de chia é rica em fibras, antioxidantes, minerais e ácidos graxos ômega-3. Estudos mostram que as sementes de chia podem diminuir os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, além de aumentar o colesterol bom (HDL). 

Uva

Uva / Imagem freepik

As uvas contêm potássio, que está associado à redução da pressão arterial. Além disso, as uvas têm antioxidantes como a quercetina e o resveratrol, que podem proteger o coração e reduzir o risco de ataque cardíaco.

Nozes

Nozes / Imagem freepik

Um punhado de nozes por dia (cerca de 30 gramas) pode fazer maravilhas para a saúde do coração. Elas têm um efeito benéfico nos níveis de colesterol no sangue, o que ajuda a evitar o acúmulo de gordura nas artérias. Para proteger o seu coração, inclua nozes na sua dieta para reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames.

Azeite de oliva

Azeite de Oliva / Imagem freepik

O azeite de oliva extra virgem é uma excelente escolha para a saúde cardiovascular. Ele é  rico em antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, o azeite está associado à redução do risco de doenças cardíacas e infartos. Pode ser usado em saladas, molhos e preparações culinárias para colher seus benefícios.

Leia também | Cerveja: 5 curiosidades sobre a bebida preferida dos brasileiros

Salmão

Salmão / Imagem freepik

O salmão é uma fonte incrível de ácidos graxos ômega-3, que têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam a diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue. Inclua o salmão em suas refeições para proteger seu coração e manter a saúde cardiovascular em dia.

Além desse alimentos, faça exercícios físicos e tenha hábitos saudáveis para obter os melhores resultados. Também consulte um profissional de saúde para orientações personalizadas.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás