No Brasil, cada vez mais se escuta falar de nômade digital, de pessoas que trabalham com internet, e tem a liberdade de conseguirem trabalhar de qualquer lugar do mundo. Mas, pouco se fala sobre as profissões que podem levar uma pessoa comum a ter esse estilo de vida.
Segundo relatório global da Fragomen, empresa especialista em migração, até 2022, o mundo todo já somava 35 milhões de nômades digitais, ou seja, de pessoas que trabalham remotamente, podendo escolher trabalhar de qualquer lugar do mundo bastando apenas ter um notebook e conexão com internet.
Para você, ser um nômade digital é algo que lhe atraí? É algo do qual se encaixa com seu perfil? Se a resposta for sim, então saiba que existem inúmeras profissões diferentes que lhe permitirão viver através dessa modalidade de trabalho.
O primeiro passo a ser dado para se tornar um nômade digital, é escolher a carreira certa, que lhe permita trabalhar de forma remota. Existem diversas áreas de atuação e carreiras que vão lhe permitir isso e, a seguir, vamos te contar algumas das melhores opções para você seguir.
O redator é o profissional que trabalha com a criação de textos que, podem ser institucionais ou informativos, que serão publicados em diferentes canais de comunicação, como redes sociais, sites, blogs ou ainda em e-books.
O legal dessa profissão é que não é cobrado formação acadêmica. Contudo, é fundamental ter um bom conhecimento da língua portuguesa, entender de SEO, e ter uma mente criativa para pensar em conteúdos fora da caixinha do convencional.
Uma profissão excelente para se tornar nômade digital é a de desenvolvedor. Além de ser uma área extremamente procurada, é uma área que pode ser facilmente trabalhada de maneira remota, e você poderá trabalhar em diferentes áreas, seja no desenvolvimento web, de aplicativos, ou mesmo como programador back-end ou front-end.
Em diversos países do mundo sobram vagas de emprego para desenvolvedores, e o melhor, além de poder, trabalhar remoto, você poderá conseguir um emprego em empresa estrangeira, que te pagará em uma moeda muito mais valorizada e que significará muito mais ganho para você.
Atualmente, existem centenas de escolas online de idioma, e se você trabalha na área de maneira presencial, poderá adotar o online para viver uma vida como nômade digital, trabalhando de forma online de qualquer lugar do mundo.
Normalmente, nas escolas de idiomas online, você trabalhará com aulas ao vivo, videoaulas, arquivos de áudios e criação e elaboração de outros tipos de atividades que vão ajudar no processo de aprendizado de uma nova língua.
O UX Design, ou numa tradução mais livre design de experiência do usuário, é o profissional responsável por criar experiências digitais intuitivas, eficientes e que agradem os usuários.
O foco principal desse profissional é entender as demandas, desejos e comportamentos dos usuários em relação a produtos ou serviços digitais, dessa forma esse profissional conduz diversas atividades, como pesquisa de mercado, análise de concorrência, testes de usabilidade, etc.
Uma profissão muito comum entre nômades digitais é a de gestor de tráfego. O gestor de tráfego é o profissional responsável por gerenciar campanhas de anúncios de uma empresa, de maneira que possa gerar resultados e vendas para os clientes.
O papel principal desse profissional é atrair novos clientes através de tráfego pago ou orgânico, dessa forma, é preciso ser um estrategista na elaboração de campanhas em redes sociais e com o Google, sendo uma das peças mais importantes do marketing digital.
Se você é uma pessoa que tem excelentes conhecimentos com adobe premiere ou final cut, então, uma carreira que pode te dar o prestígio de ser um nômade digital é a de editor de vídeos.
O editor de vídeo trabalha em colaboração com empresas de publicidade ou do audiovisual, garantindo a entrega de um conteúdo extremamente bem editado e que, esteja de acordo com que o cliente planejou junto a você.
Pessoas que trabalham com criação de peças para comunicação visual de empresas, sites e diversos tipos de negócio, podem perfeitamente conseguirem viver a vida como nômade digital.
O segredo aqui, para ser um bom profissional, é ter uma mente extremamente criativa, um profundo conhecimento em ferramentas de edição e, consequentemente, serem bons para prover seus trabalhos e fazer networking.
Leia também | Profissões que envolvem matemática pagam mais?
Muitas pessoas sonham em se tornar um nômade digital, mas não sabem o que fazer para isso. Como dissemos anteriormente, o primeiro passo é escolher uma carreira que lhe permita viver esse estilo de vida.
Geralmente, são carreiras diretamente ligadas com a internet, onde é possível trabalhar de maneira remota de qualquer lugar do mundo, bastando ter um notebook e conexão com a internet.
Dessa maneira, o primeiro passo é ter uma profissão ou habilidade que lhe permita o trabalho online, como desenvolvimento, programação, marketing digital, redação, consultoria, entre outros.
Também é preciso saber se organizar, afinal de contas, não é porque a pessoa é um nômade digital que ela não tem preocupação com seus horários ou com seus clientes, é preciso ter uma rotina de trabalho específica, que lhe permita produzir o melhor que consegue todos os dias.
Se o seu sonho é ser um nômade digital, agora você sabe o que precisa fazer para isso. E realmente, não existe muito segredo para isso, o primeiro passo é você estar alinhado com aquilo que lhe permita trabalhar de maneira online.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…