Talvez nunca tenhamos parado para pensar que certas profissões são bem peculiares e que muitas delas não existem fora do Brasil. Certas atividades são exclusivas do brasileiro, seja pela herança cultural ou pela demanda local.
Como somos muito curiosos, resolvemos selecionar oito profissões que só existem no Brasil. São atividades que vão de produção artesanal de cachaça até os bastidores dos desfiles de carnaval. Essas profissões só provam o quanto o brasileiro é autêntico e criativo.
Profissional responsável pela limpeza urbana. Essa profissão existe ao redor do mundo, o diferencial está no termo, “gari”. O termo é uma homenagem a Pedro Aleixo Gary, um empresário francês que fundou a primeira empresa de coleta de lixo no Rio de Janeiro, no Brasil Império.
Flanelinha é o termo usado para designar a pessoa que oferece serviços de estacionamento, limpeza ou proteção de veículos em troca de uma remuneração.
Essa atividade pode gerar controvérsias, pois em algumas situações, a cobrança pode ser percebida como intimidação. Mas não podemos esquecer, que muitos flanelinhas realizam um serviço útil ao organizar o estacionamento em áreas movimentadas.
Líder do canto das escolas de samba durante os desfiles de Carnaval. O puxador de escola de samba surgiu do princípio de que todos os integrantes da escola devem cantar o samba durante o desfile, mas o puxador é o profissional que inicia ou “puxa” a música.
A profissão de despachante existe em outros países. No Brasil, essa profissão tem um papel específico e regulado por lei. Ele deve facilitar as relações dos representantes do Estado e das instituições públicas com os cidadãos afetados pelas exigências legais.
Formado em um programa específico para a indústria agrícola brasileira. No Brasil existe um programa de formação técnica específico para essa indústria, refletindo a importância do setor para a economia do país.
Artista dedicado ao samba, um gênero musical intrínseco à cultura brasileira. A carreira de sambista é uma profissão formalizada. No entanto, muitas vezes os sambistas precisam trabalhar em empregos de baixa qualificação ou em pequenos expedientes no início de suas carreiras.
Mateiro é o profissional que, por sua grande vivência em matas cerradas, trabalha como guia para outras pessoas. Geralmente, levam pessoas pelas florestas brasileiras, especialmente na Amazônia.
Leia também | Nunca diga essas 5 coisa ao levar um problema para o chefe
Um queijeiro artesanal é um profissional especializado na produção de queijos de forma tradicional e manual, utilizando técnicas que muitas vezes remontam a gerações passadas.
O mais popular é o queijo de Minas, reconhecido por sua qualidade e método de produção tradicional.
Uma das coisas que o trabalhador deve ter sempre em mente é um bom comportamento…
Você tem vontade de aprender um novo idioma mas não pode pagar pelas aulas? Para…
Existem muitos cursos técnicos com ótimas oportunidades de emprego, o interessante é que a formação…
Nesta segunda-feira (11), a Caixa Econômica Federal abriu as apostas para a maior Mega da…
Chegar a uma entrevista de emprego já é motivo de felicidade, mas é preciso tomar…
Você já imaginou trabalhar só 4 dias por semana e ainda assim ser mais produtivo?…