Chamadas

Conheça a Síndrome do Ninho Vazio e como tratar

A síndrome do ninho vazio é um fenômeno emocional que ocorre quando os filhos saem de casa para viver de forma independente, deixando os pais com sentimentos de tristeza, solidão e desvalia. É  caracterizada por um sofrimento excessivo associado à perda do papel de cuidador que os pais desempenhavam quando os filhos viviam em casa. 

Na maioria das vezes, essa síndrome atinge mais as mulheres, já que elas se dedicam o tempo todo aos filhos e à sua formação. Quando os filhos resolvem sair de casa para viver a sua própria vida, as mães começam a sentir um vazio que muitas vezes não é fácil de controlar e atinge proporções que causam problemas psicológicos, desestabilizando o emocional da pessoa.

Isso acontece quando os filhos saem para estudar fora, casam e decidem viver sozinhos. Para quem se dedicou exclusivamente à criação dos filhos, essa transição pode ser especialmente desafiadora.

Sintomas da Síndrome do Ninho Vazio

Os sintomas dessa síndrome podem variar, mas incluem:

  • depressão;
  • vício em jogo;
  • vício em álcool;
  • transtornos de impulsividade;
  • cansaço excessivo;
  • dores musculares extremas.

Como Lidar com a Síndrome do Ninho Vazio

Para enfrentar essa fase de transição, é preciso demonstrar interesse e leveza ao lidar com a saída dos filhos. Conversar abertamente sobre os sentimentos pode facilitar a aceitação.

A saída dos filhos de casa não significa que não poderá haver contatos. Os pais podem continuar próximos dos filhos por meio de visitas, telefonemas ou passeios juntos.

No entanto, se o sentimento de tristeza e sofrimento persistirem, é preciso buscar apoio de familiares, amigos ou terapeutas. A terapia em grupo também pode ajudar.

Uma outra alternativa é praticar atividade, investindo em hobbies e aproveitar o tempo a sós ou em casal. Isso pode ajudar a enfrentar essa fase.

Leia também | ‘Cliente tem sempre razão’: 6 mitos que enganam os consumidores

Tratamento

A psicoterapia é uma das alternativas de tratamento. É uma maneira  eficaz de lidar com os sentimentos de tristeza, perda e solidão que podem surgir quando os filhos saem de casa. Neste caso, a terapia pode ajudar quem está sofrendo com a síndrome do ninho vazio, a processar suas emoções, desenvolver novas rotinas e encontrar significado em suas vidas após a saída dos filhos.

Cada pessoa lida de forma diferente com essa transição, e o apoio emocional é fundamental. A síndrome do ninho vazio pode ser uma oportunidade para redescobrir a própria identidade e investir em projetos pessoais.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Os melhores animes shoujo para você começar a assistir hoje

Você deve estar se perguntando o que é um anime shoujo? O termo “shoujo” vem…

17 minutos atrás

10 Personagens de anime mais populares de todos os tempos!

Todo fã de anime com certeza tem seu personagem favorito, aquele que mais chamou a…

3 horas atrás

Netflix promete série animada da saga ‘Crepúsculo’

Se você é fã da saga "Crepúsculo" pode comemorar, a Netflix está planejando produzir uma…

4 horas atrás

3 novelas turcas que você não pode deixar de assistir

Os brasileiros já estão tão envolvidos com as novelas turcas que agora estão sempre à…

5 horas atrás

‘Bleach: Guerra de Sangue de Mil Anos’ parte 3 ganha data de estreia

Uma série de anime cativou os fãs ao redor do mundo com suas batalhas épicas…

7 horas atrás

Modo Darth Vader do WhatsApp: passo a passo para ativar

Se você é fã de Star Wars e do icônico vilão Darth Vader, saiba que…

11 horas atrás