Se tem um programa que todo brasileiro gosta e não perde um capítulo é a novela. Essa produção de sucesso tem um lugar especial no coração dos telespectadores. Ao longo das décadas, novelas marcantes se tornaram verdadeiros fenômenos culturais, reunindo famílias em frente à telinha e gerando discussões apaixonadas.
O espectador muitas vezes adiou festas e encontros para assistir ao último capítulo de sua novela favorita. Hoje vamos relembrar quatro dessas produções que conquistaram audiências estratosféricas e se tornaram parte da memória afetiva de gerações.
Ambientada na cidade de Asa Branca, a novela Roque Santeiro acompanha os moradores da cidade, que vivem em função do suposto santo milagroso, também chamado Roque Santeiro. Mas o espectador logo descobre no início da trama que Roque era um falso santo e, 17 anos após ter supostamente morrido como mártir, reaparece na região, causando ameaça às riquezas e poder das autoridades.
Roque Santeiro é uma novela de Dias Gomes e Aguinaldo Silva. É uma produção da Rede Globo. Foi transmitida de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, no horário “das oito”. O elenco contava com nomes como Regina Duarte, José Wilker, Lima Duarte, Paulo Gracindo, Yoná Magalhães, Ary Fontoura, Eloísa Mafalda, Lucinha Lins, entre outros. Foi uma das maiores audiências da Globo, atingindo 74 pontos no IBOPE.
“Tieta” se passa na cidade fictícia de Santana do Agreste e gira em torno da jovem Tieta, que parte para São Paulo após ser expulsa de casa pelo pai devido ao seu comportamento.
Vinte e cinco anos depois, ela retorna rica e determinada a se vingar. O elenco contou com nomes como Betty Faria, Lilia Cabral, José Mayer e Ary Fontoura.
A trama alcançou a segunda maior audiência da história, com 65 pontos no IBOPE, durante sua transmissão original entre 1989 e 1990.
Outro grande sucesso da Globo foi “Top Model”. Foi escrita por Walther Negrão, Antônio Calmon, Vinícius Vianna e Rose Calza. A novela acompanha a história de Duda, uma top model de sucesso, e sua relação com os irmãos Kundera (Alex e Gaspar).
A trama contava com grandes nomes no seu elenco: Malu Mader, Evandro Mesquita, Marília Pêra, Regina Duarte, Susana Vieira e até a cantora Rita Lee.
A novela atingiu a marca de 64 pontos no IBOPE, sendo a terceira com maior audiência da história da televisão brasileira.
Leia também | O Casal Perfeito: Essa série da Netflix é mais assistida no momento
“O Salvador da Pátria” foi ao ar em 1989, ano das primeiras eleições diretas para a presidência do país após a Ditadura Militar (1964-1985). Segundo o autor da trama, Lauro César Muniz, o título da novela fazia referência a este evento. “Trata-se de uma parábola sobre a liderança”. A trama mistura o mundo fictício com a realidade, acompanhando a trajetória de Sassá Mutema (Lima Duarte) como enredo principal da novela. O elenco também contava com Maitê Proença e José Wilker.
Em sua exibição original em 1989, a novela alcançou 62 pontos no IBOPE.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…