A fadiga, aquela sensação de cansaço extremo que vai além do simples “estou cansado”, é um problema que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Ela pode ser física, mental ou ambos, e atrapalhar significativamente a qualidade de vida. Mas não se desespere! Na maioria dos casos, existem maneiras de identificar a causa da fadiga e combatê-la de forma eficaz.
A fadiga pode ser causada por diversos fatores, desde os mais simples do dia a dia até condições médicas subjacentes mais complexas. Entre as principais causas, podemos destacar:
Estilo de vida: Falta de sono, má alimentação, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e cafeína, estresse crônico e tabagismo são alguns dos principais hábitos que podem contribuir para a fadiga.
Condições médicas: Doenças como anemia, hipotireoidismo, diabetes, problemas cardíacos, pulmonares e renais, deficiências nutricionais, distúrbios do sono, depressão e ansiedade também podem causar fadiga como sintoma.
Medicação: Alguns medicamentos, como anti-histamínicos, antidepressivos e medicamentos para pressão arterial, podem ter a fadiga como efeito colateral.
Infecções: Infecções virais, como gripe e mononucleose, e bacterianas, como pneumonia, podem causar fadiga temporária.
Leia também | 6 mentiras sobre a herança que todo mundo acha que é verdade
Na maioria dos casos, a fadiga pode ser combatida e a qualidade de vida pode ser recuperada. As medidas a serem tomadas dependem da causa do problema, mas algumas dicas gerais podem ser úteis para todos:
A fadiga pode ser um problema debilitante, mas com as medidas certas, você pode superá-la e recuperar sua energia. Adotando um estilo de vida saudável, buscando ajuda médica quando necessário.
O esgotamento profissional é conhecido como burnout e tem se tornado cada vez mais comum…
O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…
A maioria sabe da importância de se comunicar bem e de forma clara no ambiente…
Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…
Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…
Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…