Já pensou viver em um país que não cobra imposto de renda da sua população? Parece o sonho para muitas pessoas, principalmente para pessoas mais ricas que buscam otimizar a sua carga tributária. Contudo, há vários aspectos que precisamos considerar na hora de escolher um país com impostos mais baixos para viver.
A situação geral do país, o estilo de vida oferecido pelo mesmo, outros impostos que podem ser colocados para os residentes e até mesmo a disponibilidade de residência ou de cidadania para pessoas de outros países.
A verdade é que, alguns países como o Qatar e o Kuwait, são extremamente ricos em recursos naturais e lucram muito com o comércio de petróleo e gás, podendo não exigir o imposto de renda de sua população. Outros países como as Bahamas, atraem turistas suficientes para arrecadar dinheiro para manter os programas e estrutura do país.
Leia também | Bem vindo a 2034! Assim estará o mundo daqui a 10 anos
Atualmente, existem 17 países e regiões ao redor do mundo com imposto de renda totalmente zerado para as pessoas. A seguir, vamos conhecer cada um deles e entender melhor esse cenário.
Antígua e Barbuda, além de ter imposto de renda zero, as pessoas também estão isentas de pagar imposto sobre suas riquezas, ganhos de capital ou mesmo de herança recebida. Além disso, as empresas registradas como International Business Companies, estão isentas do pagamento de impostos por 50 anos, incluindo imposto sobre sociedades, rendimentos imobiliários, títulos e outros ativos, pagando apenas uma taxa anual dependendo do capital autorizado.
São Cristóvão e Névis é um país que não cobra impostos sobre rendimentos, dividendo, juros ou royalties para residentes. A taxa corporativa é de 33%, o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) é de 10 a 15% e a propriedade é tributada de 02, a 0,3%.
O Bahrein não cobra imposto sobre o rendimento dos cidadãos, e o imposto sobre as sociedade de 46% é cobrado única e exclusivamente das empresas que operam no setor de petróleo e gás. O IVA no país é de 10% e o imposto municipal para aluguel de estrangeiros é de 10%.
Os Emirados Árabes Unidos não tributam os rendimentos pessoais, ganhos de capital, propriedades, herança ou doações, e o imposto corporativo é de 9%, que se aplica apenas empresas que geram lucros superiores a 375.000 dihar (R$ 512.402,65), sendo considerado um dos países com menores impostos do mundo.
As famosas ilhas do Caribe, as Bahamas possuem poucos impostos, por exemplo, uma taxa de imposto sobre as sociedades de até 3% sobre o volume de negócios, além de um imposto sobre o valor acrescentado de 0 a 12% e um imposto imobiliário que varia de 0,75% a 2%.
Além de não cobrar imposto de renda da população, as Bermudas também não cobram imposto sobre valor agregado, isso porque, o imposto sobre as sociedades é baseado no capital social e um imposto sobre a propriedade baseado no valor anual avaliado do aluguel.
As Ilhas Cayman não cobram imposto sobre rendimentos, participações societárias ou valor agregado, o que existe é um imposto de selo de 7,5%.
Em Vanuatu, não existe a cobrança de imposto de renda, herança, ganhos de capital e exportação de capital para indivíduos. Em Vanuatu, as empresas também podem ficar isentas de impostos corporativos e outros impostos por um período de 20 anos, pagando apenas uma taxa anual de 300 dólares.
Mônaco é o verdadeiro playground da classe de elite europeia e mundial. Mônaco tem apenas um imposto sobre as sociedades de até 33% e o IVA de 20%.
A Arábia Saudita, apesar de ser um país muçulmano com tradições extremamente rígidas, é também um país com rica herança cultural e reformas econômicas estratégicas. No país, o imposto sobre as sociedades é de 20% do lucro líquido e a taxa normal de IVA é de 15%.
As Ilhas Virgens Britânicas não cobram impostos sobre o rendimento e ganho de capital, assim como não retêm impostos.
As Ilhas Turcas e Caicos se trata de um território britânico ultramarino no Oceano Atlântico, que é muito conhecido por suas belas praias e vida marinha abundante. Turcas e Caicos é um país que não impõe impostos sobre renda, ganhos de capital, propriedades, heranças e lucros corporativos.
Talvez você nunca tenha escutado falar, mas Brunei é país minúsculo situado na ilha de Bornéu dividida em 2 seções distintas cercadas pela Malásia e pelo Mar da China Meridional. Com relação aos impostos, Brunei, tem um imposto corporativo de 18,5% e o imposto sobre propriedades varia conforme o município. Já o IVA é de 0%.
Kuwait é um país com impostos super baixos, tendo um imposto corporativo de 15%, e sem haver cobranças de qualquer tipos de imposto sobre valor agregado ou sobre propriedades.
Catar possuí um imposto corporativo de 10% e não cobra impostos sobre valor agregado e propriedades, além disso, não se paga nenhum tipo de taxa de registro de arrendamento ao alugar imóveis.
A Somália, conhecido mundialmente como “Estado falido” devido ao seu histórico de guerra civil e crimes que perdura há anos, é um país bem pobre e inseguro para se viver, justamente por isso é completamente isento de impostos.
O Saara Ocidental é outro exemplo de país (região) isento de impostos devido a disputas territoriais e conflitos de longa data.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…