Após longos anos de muito trabalho, quem é que não gostaria de viver uma aposentadoria tranquila, com boa qualidade de vida, em um lugar seguro e mais justo? Pois é, podemos dizer que essa é uma vontade praticamente unanime para qualquer brasileiro.
Para pessoas que já se organizaram, estão aposentados e querendo ter uma vida mais tranquila, saiba que é totalmente possível viver sua sonhada aposentadoria até mesmo em países de primeiro mundo na Europa, onde, com certeza, você terá acesso a melhores condições, qualidade de vida e segurança.
Se você pensa em viver ao menos parte da sua vida em um novo país, tendo novas experiências, vamos trazer um estudo super interessante realizado pela plataforma The Travel que identificou quais países oferecem visto de aposentadoria.
O visto de aposentadoria, nada mais é do que um visto que permitem aos aposentadores viverem em outros países, com direito a uma série de benefícios adaptados para a realidade de quem quer viver uma aposentadoria tranquila.
Além da residência, os vistos para aposentados, dependendo do país e da região escolhida, trazem vantagens como acesso a planos de saúde, benefícios fiscais ou até mesmo opções de pensões.
Claro que, para isso é necessário se atentar a elegibilidade e condições, isso porque, cada país possuí seus requisitos próprios para elegibilidade, muitas vezes centrados em questões como estabilidade financeira, seguro saúde ou ainda na idade.
Leia também | 10 países com mais oportunidades de emprego para estrangeiros
Com base no levantamento, alguns dos principais países europeus que oferecem diferentes tipos de visto para aposentados são:
A Grécia é um destino perfeito para que um casal de aposentados possa viver uma vida tranquila e com todos os benefícios que tem direito. Segundo o portal The Travel, com menos de 2 mil dólares por mês, idosos podem viver muito bem por lá.
O visto para aposentados da Grécia, também chamado de Autorização de Residência para Pessoas Financeiramente Independentes, permite que os aposentados com uma renda estável de 24 mil dólares por ano, possam viver no país.
Talvez não tão conhecido para brasileiros, a Letônia é um país com praias incríveis, florestas maravilhosas e uma cultura diferenciada. A capital do país, Riga, oferece muita coisa para idosos aproveitarem, sendo também um dos locais mais acessíveis para aposentados conseguirem um visto.
Para conseguir o visto letão para viver como aposentado, é preciso ter um rendimento anual de apenas 8.850 dólares. O visto é destinado para aposentados com pelo menos 65 anos e é válido por cinco anos.
Devido à facilidade do idioma, Portugal acaba sendo um destino muito atraente para brasileiros e os aposentados estão inclusos. Além da facilidade da língua, Portugal é super interessante para aposentados, devido às opções de cuidados com a saúde de primeiro mundo que inclusive são super acessíveis.
Aposentados podem viver em Portugal através do Visto D7 (Visto de Renda Passiva), que permite que aposentados com uma renda anual de pelo menos 9.200 dólares possam viver tranquilamente na terra de Camões.
Um outro excelente destino para aposentados viverem é na Espanha. O país possuí um excelente programa de visto para aposentados. Mas diferente dos outros países, na Espanha o visto não permite que os aposentados trabalhem ou exerçam atividade profissional remunerada. No caso, o visto não lucrativo da Espanha exige que os aposentados tenham uma renda anual mínima de 28 mil dólares.
A Itália é de longe um dos destinos mais encantadores, e ainda poder viver no país na aposentadoria, podendo curtir tudo que o país oferece, realmente é um baita privilégio.
Contudo, apesar de ser um país que permite o visto de residência, é preciso ficar atento com a renda anual mínima. Isso porque, a renda anual mínima para pedir o visto é de 33 mil dólares por mês, além disso, os aposentadores terão que passar no nível B1 do Quadro Europeu Comum para as Línguas.
Algumas das principais atrações de Malta são suas falésias, belas vistas costeiras, locais listados pela Unesco e um incrível arquipélago mediterrâneo que é um verdadeiro cartão postal do país.
Malta oferece um custo de vida mais acessível, e possuí o Programa Global Residência que também funciona como visto de aposentadoria. Qualquer pessoa de fora da União Europeia que recebe aposentadoria pode solicitar esse visto.
Existem dois requisitos importantes para conseguir o visto. O primeiro deles é comprar um imóvel de 300 mil euros, ou então, ter um valor anual de 10.400 dólares para alugar um imóvel, do qual o valor varia dependendo da localização.
Chipre é um país costeiro do mediterrâneo extremamente calmo, cheio de belezas naturais, seguro e muito avançado, que permite que aposentados possam curtir suas aposentadorias com uma excepcional qualidade de vida.
O visto que aposentados podem acessar é o Visto Categoria F, onde é preciso comprovar uma renda anual de 10.300 dólares, ou então, ao invés de comprovar a renda, aposentados podem optar por apenas lugar uma casa no país.
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…
Se você está de olho em uma vaga e quer ganhar vantagem na fila, tenho…
Cursos gratuitos e 100% online são uma maneira fantástica de aprender novas habilidades no seu…