Couve-flor / Freepik
A couve-flor é uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores) que pertence à espécie Brassica oleracea (couves), assim como o repolho, os brócolos, o romanesco, etc., cuja textura delicada e tenra exige cuidado e atenção na sua preparação. Pertence ao grupo Botrytis.
Pode ser consumida crua, cozida (recomenda-se a vapor) ou de outras formas: frita, empanada, assada e gratinada.
Você pode encontrar couve-flor nas cores branca, verde, amarela ou roxa, que variam principalmente nos tipos de compostos antioxidantes.
A cor roxa é causada pela presença de antocianina, que é um pigmento inofensivo e solúvel em água. A couve-flor laranja contém betacarotenos e a verde é rica em clorofila.
Você sabia que a couve-flor pode oferecer vários benefícios à sua saúde? Quer saber como? Continue lendo o texto.
A couve-flor tem grande quantidade de fibras, o que pode prolongar a saciedade, com isso, você sentirá menos fome ao longo do dia. É um ótimo alimento para quem quer emagrecer!
É também rica em triptofano, um aminoácido que ajuda a controlar a ansiedade e melhorar o bem-estar. Para quem tem compulsão alimentar, a couve-flor pode ajudar na perda de peso.
A couve-flor pode ser ótima para o seu coração! Ela contém vitamina C, glicosinolatos, isotiocianatos e sulforafanos, que são compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória. O que faz a couve-flor ser boa para a saúde das artérias e a circulação de sangue. Isso vai prevenir doenças como derrame e pressão alta.
Como a couve-flor é rica em fibras, ela será um ótimo alimento para quem sofre com prisão de ventre. O alimento estimula os movimentos do intestino e deixa as fezes mais macias, facilitando a evacuação.
A couve-flor possui triptofano e contém vitamina C. que vai ajudar na produção de serotonina e dopamina, que são neurotransmissores que melhoram o sono, o humor, o prazer e o bem-estar geral.
Se você quer manter a saúde dos seus ossos e não ter que passar por situações como osteopenia e osteoporose. Isso porque a couve-flor contêm fósforo e vitamina K.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), a couve-flor pode prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama. Além disso, é indicada ainda para tratar as funções digestivas, sendo muito recomendável para ser usada na dieta de doentes que sofrem de gastrite, úlcera e dispepsia.
As pessoas diabéticas podem consumir a couve-flor. O alimento é repleto de benefícios, podendo ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue e melhorar a saúde em geral.
Leia também | Câncer de Mama: saiba o que você precisa saber sobre a doença
A couve-flor é rica em antioxidantes, entre eles a vitamina C, substância que previne inflamações e a ação dos radicais livres no organismo. Evitando o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas como alguns tipos de câncer.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…