Saúde e bem estar

Conheça os alimentos que mais causam intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é muito comum acontecer após feriados e finais de semana, por serem os dias que as pessoas vão viajar para aproveitar um pouco e acabam se descuidando. Alguns erros na alimentação podem gerar complicações.

O exagero no consumo de alimento, a falta de um armazenamento adequado e a má alimentação das pessoas nos feriados pode ocasionar algumas complicações de saúde que podem incomodar.

Com base na matéria do site Australian Institute of Food Safety, confira abaixo os alimentos que mais causam intoxicação alimentar:

Frango

Frango / Imagem Freepik

Aves cruas ou mal cozidas têm alto risco de causar intoxicação alimentar se não forem manuseadas e armazenadas da maneira correta. Bactérias Campylobacter e salmonella são os dois contaminantes mais comuns em aves e mesmo pequenas quantidades podem causar intoxicações graves.

“Certifique-se sempre de que as aves estejam completamente cozidas antes de comê-las, porque isso matará bactérias prejudiciais. Além disso, não lave o frango cru antes de cozinhá-lo, porque isso apenas espalhará as bactérias pela cozinha, facilitando a contaminação de outras coisas”, afirma o Australian Institute of Food Safety.

Leia também | Os Piores Alimentos Para Quem Tem Pressão Alta

Ovos

Imagem: freepik

Ovos crus, mal cozidos ou armazenados da maneira incorreta, possuem um alto risco de causar intoxicação alimentar. A salmonela em ovos pode causar muitas doenças nas pessoas.  Os ovos estão presentes em muitas receitas, mas é preciso ter muito cuidado com esses alimentos.

“A Salmonelose é uma infecção alimentar causada pela bactéria Salmonella entérica, e provoca diarréia intensa e outros sintomas abdominais. A prevenção passa por nunca consumir ovos crus nem alimentos que os contenham; os ovos devem ser bem cozinhados’, afirma a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Folhas Verdes e vegetais

Vegetais de folhas verdes / Imagem Freepik

As folhas verdes e os vegetais são geralmente consumidos crus, com isso, os agentes contaminantes nocivos presentes nesses alimentos continuam lá podendo causar intoxicação alimentar. O recomendado é que eles sejam bem lavados antes do consumo.

“Frutas, verduras e legumes devem ser higienizados em solução com água sanitária diluída antes do armazenamento”, afirma o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Leia também | Atenção! Anvisa proibiu mais de 100 alimentos nos mercados

Queijo

Queijo / Imagem freepik

O queijo é mais um dos alimentos que podem causar intoxicação alimentar, o Australian Institute of Food Safety afirma que as melhores maneiras de impedir que o queijo seja contaminado são: 

  • Garantir que ele seja armazenado a 5 °C ou menos;
  • Lavar bem as mãos antes de manusear o queijo e, se possível, usar luvas descartáveis ​​de uso único; e
  • Garantir que todas as superfícies, utensílios e equipamentos que o queijo toca tenham sido completamente limpos e higienizados.
Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

Congestionamento no trânsito: Saiba como evitar!

Um congestionamento no trânsito pode ser o pior pesadelo de um condutor que acabou de…

1 hora atrás

7 dicas para você economizar energia elétrica e gastar menos

Conheça algumas dicas que vão te ajudar a economizar energia, fazendo você gastar menos dinheiro…

2 horas atrás

7 caminhos “secretos” para conseguir emprego novo em 2025

A busca por um emprego novo nem sempre é simples, mas 2025 promete ser o…

8 horas atrás

Países que aceitam brasileiros sem faculdade para trabalhar

Morar e trabalhar fora do Brasil é o sonho de muita gente. Mas, se você…

9 horas atrás

Sou obrigado a trabalhar no Natal e Ano Novo? Veja o que diz a lei

O fim de ano chega e, junto com as luzes piscando e as promessas de…

9 horas atrás

Nubank crava fim de serviço em dezembro; veja o que muda

Se você é fã do Nubank e curte os benefícios exclusivos do cartão Ultravioleta, talvez…

9 horas atrás