No Brasil, ela é chamada de abóbora ou Jerimum. Esse legume é muito nutritivo e oferece vários benefícios para a sua saúde. É rico em carotenóides, pigmentos com propriedades fotoprotetoras que protegem a pele contra os raios ultravioleta do sol, prevenindo o câncer de pele.
As abóboras são cultivadas em todo o mundo por várias razões, desde propósitos agrícolas (como ração animal) até vendas comerciais e ornamentais.
As abóboras no Brasil, são cultivadas há muito tempo e já faziam parte da alimentação dos indígenas, bem antes da colonização.
O legume varia de tamanho e formato. Os mais encontrados são dos tipos moranga, a japonesa, ou cabotiá e a pescoço, que podem ser usados com ou sem casca, em preparações como sopas, doces e purês.
Saúde dos olhos
É um excelente alimento para proteger os olhos. Isso porque a abóbora é rica em luteína e zeaxantina, carotenóides com alto poder antioxidante que protegem o organismo contra os danos causados pelos radicais livres, mantendo a saúde dos olhos e evitando o surgimento da catarata.
Também vai proteger contra os raios ultravioletas do sol e da luz azul emitida por computadores e telefones celulares, evitando a degeneração macular, uma doença relacionada com o envelhecimento que diminui a capacidade da visão.
Perda de Peso
Para quem deseja perder peso, a abóbora é um ótimo alimento. Ela possui grandes quantidades de fibras que formam uma espécie de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão de alimentos e diminuindo a fome.
Boa para a pele
A presença de carotenóides na abóbora, o que faz a abóbora ser riquíssima em vitamina A. Que ajuda o nosso sistema imunológico. A Vitamina A ajuda na produção de glóbulos brancos, que são células que protegem nosso corpo de agentes externos.
O antioxidante do betacaroteno na abóbora trabalha para combater os efeitos do envelhecimento na pele. Ajuda a aumentar a produção de colágeno e a elasticidade da pele, além de suavizar a pele e reduzir sinais de linhas finas e manchas escuras. A também ajuda a proteger suas células saudáveis dos danos causados por radicais livres.
O beta-caroteno presente na abóbora pode reduzir a inflamação e ajudar a prevenir o câncer de pele causado pela exposição ao sol.
Prevenir a diabetes
A abóbora diminui a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, ajudando, assim, a prevenir a resistência à insulina e diabetes. Isso acontece porque o alimento é rico em fibras.
Leia também | 8 alimentos estão roubando sua vontade de viver; veja quais
Você pode consumir a abóbora assada, cozida e recheada. Também em forma de purê, homus ou sopa. As sementes da abóbora também podem ser consumidas. As sementes são ricas em magnésio e gorduras benéficas à saúde.
As sementes da abóbora podem ser consumidas como snack, ou na forma de farinha, em bolos, pães e biscoitos, por exemplo.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…