Comidas com Ômega 3 / Imagem Freepik
O ômega-3 é uma gordura benéfica para o nosso organismo, com diversos efeitos positivos. Ele possui ação anti-inflamatória e pode ser utilizado para controlar os níveis de colesterol e glicemia ou prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais.
O ômega-3 está dividido em três tipos: ácido docosahexaenoico (DHA), o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido alfa-linolênico (ALA). Além disso, o ômega-3 melhora a memória e a disposição. Pode ser encontrado especialmente em peixes de mar, como salmão, atum e sardinha, e também nas sementes de chia e linhaça
1. Diminui a inflamação
O ômega-3 possui propriedades anti-inflamatórias, que são úteis no tratamento de doenças como a inflamação intestinal e a artrite reumatoide. Também consegue prevenir danos celulares que podem levar ao câncer.
2. Protege contra doenças cardiovasculares
O ômega consegue reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos, melhorando o funcionamento das artérias e prevenindo infarto, arritmia e derrame cerebral.
3. Evita a formação de coágulos
O ômega do tipo DHA e o EPA tem propriedades anticoagulantes, reduzindo a formação de coágulos sanguíneos. Vai prevenir, por exemplo, complicações graves, como trombose venosa profunda ou embolia pulmonar.
4. Combate a depressão
O ômega-3 vai proteger as células cerebrais, melhorando a atividade e auxiliando no tratamento da depressão. Consegue diminuir os sintomas depressivos, as perturbações do sono e a falta de apetite sexual.
5. Ajuda a combater a asma
A ação anti-inflamatória do ômega 3 contribui para o tratamento da asma. Os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir a produção dos anticorpos que causam reações alérgicas e sintomas de asma em pessoas com casos mais leves.
As melhores fontes de ômega 3 incluem tanto alimentos de origem animal quanto vegetal. Aqui estão algumas das principais:
Leia também | Amnésia alcoólica: Bebeu e não lembra de nada? Entenda o que é!
O ômega-3 pode ser encontrado em outros alimentos como:
Consumir esses alimentos regularmente, de 3 a 4 vezes por semana, pode ajudar a garantir uma boa ingestão de ômega-3. Porém, é sempre bom consultar um médico ou nutricionista antes de começar qualquer suplementação.
Segundo os nutricionistas, a quantidade diária para consumir o ômega-3 pode variar. Isso porque tudo vai depender da condição de saúde de cada pessoa. Para adultos saudáveis, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão de 250 a 500 mg de EPA e DHA combinados por dia.
Já se você quiser consumir suplementos, não faça por conta própria. Consulte um médico ou nutricionista para determinar a dose mais adequada para suas necessidades específicas.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…