Benefícios do Vinho / Imagem Freepik
Alguns estudos apontam que a pessoa deve consumir de forma moderada o vinho. A bebida consegue trazer alguns benefícios para a saúde. Para alguns pesquisadores, o vinho é benéfico à saúde, principalmente o vinho tinto. Neste caso, você deve tomar copo por dia, o que será bom para o coração.
O vinho é uma bebida alcoólica produzida por fermentação do suco de uva. Por isso, deve ser consumido com moderação. Ele contém antioxidantes como os polifenóis, os taninos e os flavonoides, que são encontrados principalmente na casca e nas sementes das uvas.
Esses antioxidantes ajudam a reduzir as inflamações, a melhorar a flora intestinal, a fortalecer o sistema imune e a proteger o coração.
Proteção do Coração
O consumo moderado de vinho tinto (até duas taças por dia) pode reduzir em até 20% o risco de doenças cardíacas. Isso ocorre porque o vinho tinto contém resveratrol, um composto antioxidante que ajuda a proteger o coração.
Prevenção do Diabetes
O vinho também pode ajudar a prevenir o diabetes, pois suas propriedades antioxidantes podem evitar a resistência à insulina.
Prevenção da Depressão e Alzheimer
O consumo moderado de vinho está associado a uma menor incidência de depressão e doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, segundo alguns estudos.
Melhora da Digestão
Os taninos presentes no vinho tinto podem auxiliar na digestão, especialmente quando consumido junto com uma refeição.
Combate à Obesidade
Para quem quer combater a obesidade, o consumo moderado do vinho pode ajudar a perder peso.
Benefícios para a Pele
Os antioxidantes do vinho também podem contribuir para uma pele mais saudável. Alguns estudos sugerem que o consumo moderado de vinho pode estar relacionado a uma maior longevidade.
No entanto, você não deve esquecer que o excesso de álcool é prejudicial à saúde, e o consumo de vinho deve ser feito com moderação.
Leia também | Milho: Veja os benefícios que este cereal pode oferecer para a sua saúde
A quantidade moderada de vinho varia um pouco de acordo com diferentes fontes, mas geralmente é definida em 14 g de álcool puro (etanol) por dia. Isso pode ser obtido a partir de aproximadamente 148 ml de vinho com 12% de álcool.
Para simplificar, podemos dizer que o consumo moderado é de uma ou duas taças por dia. Para mulheres, uma taça (150 ml) é recomendada, enquanto para homens, duas taças (300 ml) são consideradas moderadas.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…