O inverno começou a dar o ar da graça. Dias e noites geladas são um prato cheio para resfriados e gripes. Também são muito comuns nessa época, excisões de pele, pneumonia e sinusite.
Por isso, você precisa de uma maneira natural e reconfortante de fortalecer o sistema imunológico e cuidar da saúde. A dica principal que você deve levar em conta é ficar atento à ingestão de água, pois as pessoas tendem a beber menos em dias frios porque sentem menos sede. Beber mais água no inverno pode prevenir a pele seca e dores de garganta.
Também existem outras maneiras de você fortalecer sua saúde durante o inverno. No texto a seguir vamos explorar algumas opções de chás que podem beneficiar você durante essa estação fria.
A camomila é conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Além de ajudar a relaxar, o chá de camomila pode aliviar sintomas de resfriados, como dor de garganta e congestão nasal. Uma boa opção é você preparar uma xícara quente antes de dormir para um sono tranquilo.
A carqueja é uma planta medicinal da espécie Baccharis trimera, que traz uma série de benefícios para o organismo. O chá da planta fortalece o sistema imunológico. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória.
O chá de carqueja também é muito recomendado para problemas digestivos. Ele ajuda a aliviar a má digestão, gases e azia.
O gengibre é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante. Ele pode ajudar a aliviar dores de garganta, reduzir náuseas e fortalecer o sistema imunológico. Você pode adicionar fatias de gengibre fresco à água quente e desfrutar dos benefícios dessa raiz picante.
O chá verde proporciona diversos benefícios à saúde, como ajudar a prevenir diversos tipos de câncer, doenças do coração e diabetes, além de promover a perda de peso e melhorar a disposição física e mental.
É rico em antioxidantes, como as catequinas. Esses compostos ajudam a combater os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, o chá verde pode aumentar a energia e melhorar o foco mental.
A hortelã é conhecida por suas propriedades digestivas e refrescantes. O chá de hortelã pode aliviar desconfortos estomacais, como indigestão e gases. Também é uma ótima opção para aquecer o corpo nos dias frios.
A hortelã também ajuda a aliviar sintomas de asma, congestão nasal, rinite e sinusite.
Muitas pessoas tomam o chá de boldo para aliviar problemas do fígado e alterações digestivas, incluindo má digestão, gastrite e gases intestinais.
O chá de boldo possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e proteger as células do corpo contra danos.
Coloque uma colher de chá de folhas secas de boldo em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos, coe e beba.
No entanto, fique atento, o chá não deve ser consumido sem orientação de um médico ou fitoterapeuta, pois possui alguns efeitos colaterais, incluindo intoxicação do fígado, náuseas, vômitos e diarreia, além de ser contraindicado para grávidas e pessoas com hepatite, pedra na vesícula ou pancreatite.
Leia também | Cuidado! Conheça 10 coisas que podem envenenar seu cão
A equinácea é uma planta medicinal que estimula o sistema imunológico. O chá de equinácea pode ajudar a prevenir infecções respiratórias e reduzir a gravidade dos sintomas quando você já está doente.
Apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antivirais que ajudam a deixar o sistema imunológico mais forte.
Lembre-se de escolher chás de boa qualidade e, se possível, opte por ingredientes orgânicos. Aproveite essas bebidas quentes para cuidar de si mesmo durante o inverno e fortalecer sua saúde.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…