A educação é sem dúvidas uma das áreas que necessita de mais investimentos no Brasil. Diferentes dados relacionados à educação apontam para situações preocupantes para o presente e futuro do ensino dos jovens do nosso país.
O Censo Escolar de 2023, por exemplo, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), trouxe uma série de dados preocupantes relacionados à educação básica no Brasil.
O levantamento abrange diferentes dados, como número de matrículas, taxa de evasão, repetência e abandono escolar, além de deixar claro a desigualdade regional e étnica que ainda persiste na nossa educação.
A taxa de repetência no ensino médio alcançou os 3,9%, enquanto a evasão escolar foi ainda maior, chegando a 5,9%. Os grupos que enfrentam desafios ainda maiores são os quilombolas, que apresentam uma taxa de repetência de 11,9%. Já a de estudantes indígenas é de 10,7% de repetência.
Com relação ao abandono escolar no ensino médio, os dados aumentaram muito, especialmente no período de pandemia, com um salto de 128%. A região norte, por exemplo, teve um aumento impressionante de 846% no abandono escolar e o nordeste com um aumento de 218%.
Esses dados deixam claro que o Brasil é um problema que possuí problemas além de estruturais, como a falta de infraestrutura escolar, conectividade, tal como a vulnerabilidade socioeconômica de algumas regiões.
As altas taxas de abandono escolar desde o período de pandemia também estão associadas à necessidade de muitos jovens terem que ingressar precocemente no mercado de trabalho.
O ensino fundamental é onde se concentra a maior parte das matrículas da educação básica, com cerca de 26,1 milhões de alunos registrados em 2023.
Outro dado interessante de se mencionar é que o número de alunos matriculados em escolas de tempo integral também aumentou muito nos últimos anos. Nos anos iniciais, é onde ocorre a maior integração entre jornada escolar e atividades finais. Já nos anos finais está atrelado a reforço e preparo de jovens para o ensino médio.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…