Uma das doenças bucais mais comuns é com certeza a cárie. Ela afeta o tecido do dente. O motivo está no acúmulo de bactérias. Isso acaba fazendo com que se forme placas duras e difíceis de serem removidas em casa.
Nesta placa, as bactérias vão aos poucos perfurando o esmalte dos dentes e causando dor e desconforto quando chegam nas partes mais profundas dos dentes.
A cárie só surge devido a uma higiene bucal ruim e alimentação. Ou seja, quando acontece uma falta de higienização dos dentes e da boca após as refeições e quando a pessoa consome em excesso alimentos com açúcar.
Isso facilita o processo de corrosão do esmalte dentário que pode, aos poucos, atingir as camadas mais internas do dente.
Porém, é bom você saber que existem alguns tipos de cáries, que dependendo do estágio da doença ou localização da placa bacteriana, pode prejudicar sua saúde.
Cárie incipiente
Cárie incipiente é um estágio inicial da cárie dentária. Ela ocorre quando os ácidos bacterianos da boca desmineralizam o esmalte dos dentes, criando áreas de cárie precoce, também chamadas de lesões cariosas incipientes.
Neste caso, acontece:
O tratamento pode ser feito através de métodos não cirúrgicos, que são mais econômicos, com a vantagem de preservar a estrutura do dente. Tratamentos tópicos com fluoreto e aplicação de selantes dentários são os melhores métodos de remineralização para cárie incipiente.
Cárie moderada
Cárie moderada é uma infecção dentária que ocorre quando as bactérias presentes na boca se acumulam e formam placas duras e difíceis de serem removidas em casa.
Neste caso, começam a aparecer pequenos buracos na parte externa do dente e também desgaste no esmalte dentário. A pessoa poderá ter:
A única forma de acabar com o problema é marcando uma consulta com o dentista. Não se engane, não existe um tratamento caseiro capaz de eliminar a cárie moderada.
Cárie avançada
Cárie profunda é uma doença dentária que ocorre quando os restos de alguns alimentos entram em contato com as bactérias presentes em nossa boca, produzindo resíduos ácidos que acarretam nas cavidades que observamos nos dentes, podendo chegar, inclusive, em um problema mais grave, como a cárie profunda.
Sendo a forma mais agressiva de cárie dentária, que ocorre quando a cárie atinge a polpa do dente, ou seja, a parte mais interna onde estão os nervos e vasos sanguíneos.
O que pode causar um quadro de infecção grave na corrente sanguínea e também prejudicar tanto a vitalidade do(s) dente(s) quanto a saúde de órgãos vitais do(a) paciente.
O tratamento consiste em realizar a remoção de todo o tecido cariado, e a realização do tratamento de canal.
O flúor é um elemento químico muito importante para evitar a perda de minerais pelos dentes e impedir o desgaste causado por bactérias que formam a cárie e por substâncias ácidas presentes na saliva e na alimentação. Ele é acrescentado na água encanada e nas pastas de dentes, mas a aplicação tópica de flúor concentrado, pelo dentista, tem um efeito mais potente para fortalecer os dentes.
Leia também | 10 dicas para organizar sua vida financeira
Em alguns casos a cárie causa uma lesão que pode ser intermediária ou profunda. Sendo assim, será necessário realizar a remoção da cárie a partir do uso de instrumentos odontológicos. Após o procedimento, o(a) cirurgião(ã) dentista fará a restauração do dente.
A melhor maneira de evitar a cárie é fazer a higiene bucal adequada. Escovar os dentes após as refeições e usar fio dental.
Seu dentista poderá informar como realizar a escovação dos dentes e como prevenir as cáries.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…