A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história. São vários os motivos para isso ter acontecido, seja por independência, mudanças políticas, ou para refletir melhor sua identidade cultural. Neste texto, vamos explorar um pouco os motivos que levaram alguns países a mudarem e o impacto que isso causou na sociedade.
Macedônia
A República da Macedônia, em 2019, mudou seu nome para República da Macedônia do Norte para resolver uma disputa de longa data com a Grécia e facilitar sua adesão à União Europeia e à OTAN.
A mudança de nome foi acordada entre a Grécia e a Macedônia para resolver um problema diplomático.
Chéquia
A República Tcheca começou a ser chamada oficialmente de Chéquia em 2016 para simplificar sua identidade internacional.
Etiópia
Antes de 1941, a Etiópia era conhecida como Abissínia. O nome Abissínia vem do árabe Al-Habash, que deriva do grupo étnico Habexa. O nome Abissínia é usado em português e, em geral, fora da Etiópia. O nome nativo para os habitantes do país é Habesha. O nome Etiópia é uma combinação das palavras “Eth” e “Yop”.
Zaire
A República Democrática do Congo foi renomeada para Zaire durante o regime de Mobutu Sese Seko em 1971, e voltou a ser chamada de República Democrática do Congo após a queda de Mobutu.
É um dos maiores países africanos e está localizado na África Central. O país conquistou sua independência em 1960 e foi colônia da Bélgica desde 1908.
Leia também | Engenharia lidera lista de profissões com maiores salários iniciais
Holanda
Em 2020, as províncias neerlandesas de Holanda do Norte e Holanda do Sul foram renomeadas para Países Baixos para unificar a nomenclatura do país. A mudança foi oficializada para valorizar a origem geográfica do país e promover uma imagem internacional renovada.
O nome verdadeiro da Holanda, em holandês, é Nederland, que significa “Países Baixos”. O título oficial é Koninkrijk der Nederlanden, ou Reino dos Países Baixos, no plural.
Sri Lanka
Desde o início do domínio colonial britânico, esse país era conhecido como Ceilão. O Ceilão mudou de nome para Sri Lanka em 1972, após a independência do país em relação aos britânicos. A mudança foi feita para apagar o nome colonial.
O nome Ceilão, mantido pelo Império Britânico, foi extinto pelo governo do país após a independência em 1948. Em 2011, todas as referências ao Ceilão que ainda existiam em documentos oficiais foram abolidas.
Você já percebeu que vira e mexe o mundo científico mexe com a nossa imaginação,…
Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena concurso 2.830, realizado na noite desta terça-feira (18),…
Um estudo recente realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan),…
Se tem um tema que desperta a atenção das pessoas, são as previsões para o…
Para quem nunca leu o Antigo Testamento na Bíblia Sagrada, desconhece as profecias que nele…
Na sexta-feira (14), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a autorização para a…