conjuntivite / Imagem freepik
Conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva e da superfície interior da pálpebra. A conjuntiva é a camada exterior da parte branca do olho. Essa película mucosa e transparente é responsável por proteger os olhos e mantê-los úmidos. A doença pode acometer um ou ambos os olhos em ter uma duração de 7 a 15 dias.
São três tipos da doença: viral, bacteriana, alérgica. Seus sintomas são bastante incômodos.
Leia também | Dengue: conheça os principais sintomas e saiba como se proteger do vírus
Os oftalmologistas, nestes casos, recomendam que a pessoa evite coçar os olhos, não compartilhe toalhas no banheiro. Deve lavar as mãos com frequência e principalmente o rosto.
Outra recomendação é que a pessoa com conjuntivite infecciosa, troque se possível, todos os dias, as fronhas dos travesseiros. Evite aglomerações e piscinas de academias ou clubes. Não compartilhe produtos de beleza, principalmente maquiagem e lentes de contato.
Não use medicamentos por conta própria. O melhor a fazer é procurar um oftalmologista que irá realizar o diagnóstico e prescrever a medicação correta.
A conjuntivite viral tem início geralmente em um olho, espalha-se para o outro. Os sintomas de virose incluem dor de garganta, secreção aquosa, olhos vermelhos e inchaço.
A conjuntivite Bacteriana começa com uma secreção purulenta (aspecto de “remela”), principalmente pela manhã. Pode acontecer um inchaço e vermelhidão intensa. Ela começa em um olho, pode afetar o outro.
Conjuntivite Alérgica causa uma coceira intensa, acomete ambos os olhos e geralmente é associada a outros sintomas alérgicos como espirros e coriza e secreção mais aquosa.
Fique ligado: segundo os médicos, não existe colírio universal que cure todos os tipos de conjuntivite e sim, um tratamento específico para cada tipo.
Para todos os casos de Conjuntivite, o melhor a fazer é procurar um oftalmologista para diagnóstico e prescrição corretos.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…