Imagens por @wirestock / freepik
O Governo Federal possui um programa chamado Tarifa Social De Energia Elétrica, que garante descontos nas contas de energia dos brasileiros de baixa renda. O Projeto inclusive já foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro e poderá chegar a 100% do valor da conta de luz.
O benefício será destinado às famílias de baixa renda que comprovem a situação de vulnerabilidade. A expectativa é que em janeiro o programa possa começar a ser oferecido.
O programa Tarifa Social de Energia Elétrica ocorre através de um acordo entre o governo e as distribuidoras de energia elétrica, em prol das famílias de baixa renda.
Vale lembrar que, como se trata de um benefício em prol dos cidadãos mais vulneráveis, a inscrição para o benefício será por meio do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, popularmente conhecido como CadÚnico.
De acordo com informações repassadas pelo governo, o critério pra participar do programa é ter uma renda máxima de até meio salário por pessoa do grupo família, ou ainda para as famílias que tenham ao menos uma pessoa que recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O benefício também atenderá as famílias com renda mensal de até três salários, desde que uma das pessoas da família tenha alguma doença que dependa de equipamentos ligados à energia elétrica. Além disso, para quem tem pessoas com deficiência em casa, na mesma condição de uso excessivo de energia.
O desconto vai de 10% a 65% a depender do consumo mensal, sendo:
Todavia, os cidadãos que consumirem mais do que o especificado não terão desconto na conta de energia. Por fim, quilombolas e indígenas podem ter desconto de até 100% a depender do consumo.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…