Desde 1º de outubro, a conta de luz do brasileiro ficou mais cara. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a bandeira tarifária vermelha patamar dois. Isso significa que na tarifa de energia serão cobrados R$ 7,87 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Na bandeira vermelha um, em vigor em setembro, eram cobrados R$ 4,46 a cada 100 kWh.
Aneel afirmou que a decisão está ligada à seca na região Norte do país que está fazendo com que as usinas hidrelétricas geram menos energia. A falta de chuvas está diminuindo o nível dos reservatórios das hidrelétricas.
A Aneel recomenda que os consumidores usem a energia de forma consciente e evitem desperdícios.
Leia também | Você sabia que os brasileiros desperdiçam água que poderia abastecer uma cidade?
Está na hora de você pensar no seu bolso. Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED. Elas consomem menos energia e duram mais. Além disso, aproveite a luz natural durante o dia sempre que possível.
Caso seja preciso usar o ar-condicionado, faça com moderação. Mantenha a temperatura em um nível confortável e evite deixá-lo ligado quando não há necessidade.
Outro fator que ajuda a economizar energia, é realizar manutenções regulares nos seus equipamentos. Limpe os filtros do ar-condicionado e verifique se a geladeira está funcionando corretamente.
Nos casos que for possível, faça a troca de aparelhos antigos por modelos mais eficientes. Procure os que têm selo PROCEL de eficiência energética.
Para quem tem chuveiro elétrico, saiba que ele é seu grande inimigo. Um banho muito demorado pode elevar em muito o valor da sua conta de luz. Por isso, reduza o tempo dos banhos. Tente tomar banhos mais rápidos e ajuste a temperatura do chuveiro para economizar.
Use temporizadores ou sensores de movimento para ligar e desligar aparelhos automaticamente.
Se for possível, invista em energia solar. Paineis solares podem reduzir significativamente sua conta de luz a longo prazo. Lembre-se que pequenas mudanças de hábito podem fazer uma grande diferença no final do mês.
A geladeira é uma das maiores vilãs do consumo de energia em casa. Cerca de 30% da energia gasta em uma residência tradicional é atribuída a ela. O eletrodoméstico deve ficar em um local bem arejado. Evite deixá-la em espaços muito fechados, como armários apertados. Isso ajuda a melhorar a eficiência energética do aparelho.
Você sabia que uma profissão antiga, daquelas que muita gente achava que tinha caído no…
Algumas profissões são simplesmente assustadoras, mas a maioria da população não conhece o que esses…
Os esportes mais populares do mundo são extremamente importantes para as pessoas de muitas maneiras,…
Recentemente foi publicada uma pesquisa que revela quais serão as profissões em alta em 2025,…
Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas da Mega-Sena concurso 2799, neste sábado (23), em São…
Se você está de olho no futuro e quer dar aquele passo importante na área…