O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu nesta quarta-feira (21) manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 13,75% ao ano. A decisão desagrada o governo e entidades.
Ficou mantido juros de 13,75% ao ano é o mesmo valor que foi fixado desde agosto de 2022, considerando a primeira elevação da taxa e as sete manutenções até esta quarta-feira.
Segundo o Copom, a grande responsável pela manutenção da taxa novamente é a inflação. “Medidas de inflação subjacente seguem acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação”.
Foi a quarta reunião do Copom neste ano. Em todas as ocasiões, o comitê decidiu não alterar o nível da taxa básica de juros.
O que muitos queriam ouvir, o Comitê não disse e nem assinalou para uma eventual redução da taxa de juros nas futuras reuniões. Mas também o comitê não sinalizou a possibilidade de aumento da Selic.
A manutenção da taxa de juros em 13,75% tem gerado críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de ministros do governo.
Vira e mexe e o governo pressiona o BC a reduzir a taxa de juros. A avaliação é que o atual patamar da Selic inibe o crescimento da economia.
Já os economistas e o próprio não se surpreenderam com a decisão do Copom. Eles já estavam esperando por essa decisão. Existe uma aposta que a queda da Selic só acontecerá a partir de agosto deste ano.
Também já era sabido que o Banco Central culparia a alta da inflação para explicar a manutenção dos juros a 13,75%.
Em comunicado, o Copom reforçou que segue adotando “cautela e parcimônia”, já que a inflação não está em queda na velocidade desejada. Além disso, as expectativas de inflação ainda estão altas.
Existe uma quantidade absurda de raças de cães, algumas mais populares, outras mais peculiares, mas…
Em 2025 tivemos vários lançamentos de doramas, k-dramas e c-dramas, mas alguns deles ganharam destaque…
Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mundo se viu em um…
A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…
Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…
Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…