O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu nesta quarta-feira (21) manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 13,75% ao ano. A decisão desagrada o governo e entidades.
Ficou mantido juros de 13,75% ao ano é o mesmo valor que foi fixado desde agosto de 2022, considerando a primeira elevação da taxa e as sete manutenções até esta quarta-feira.
Segundo o Copom, a grande responsável pela manutenção da taxa novamente é a inflação. “Medidas de inflação subjacente seguem acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação”.
Foi a quarta reunião do Copom neste ano. Em todas as ocasiões, o comitê decidiu não alterar o nível da taxa básica de juros.
O que muitos queriam ouvir, o Comitê não disse e nem assinalou para uma eventual redução da taxa de juros nas futuras reuniões. Mas também o comitê não sinalizou a possibilidade de aumento da Selic.
A manutenção da taxa de juros em 13,75% tem gerado críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de ministros do governo.
Vira e mexe e o governo pressiona o BC a reduzir a taxa de juros. A avaliação é que o atual patamar da Selic inibe o crescimento da economia.
Já os economistas e o próprio não se surpreenderam com a decisão do Copom. Eles já estavam esperando por essa decisão. Existe uma aposta que a queda da Selic só acontecerá a partir de agosto deste ano.
Também já era sabido que o Banco Central culparia a alta da inflação para explicar a manutenção dos juros a 13,75%.
Em comunicado, o Copom reforçou que segue adotando “cautela e parcimônia”, já que a inflação não está em queda na velocidade desejada. Além disso, as expectativas de inflação ainda estão altas.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…