Segundo relatório EURES que fala sobre a escassez e o excesso de mão de obra em diferentes países da União Europeia, a Croácia, está enfrentando uma profunda escassez de mão de obra em 30 ocupações diferentes em todo o país.
Com base no relatório, os setores mais atingidos pela falta de profissionais incluem construção, artesanato, produção de alimentos, hospitalidade, tecnologia da informação e comércio especializado.
Muito embora a escassez de mão de obra signifique impactos negativos para a economia do governo croata, por outro lado, essa escassez significa em oportunidades de trabalho para estrangeiros, inclusive brasileiros que desejam viver no país.
O relatório mais recente da Autoridade Europeia do Trabalho (EURES), que avalia a escassez e o excesso de mão de obra em países da União Europeia, identificou 30 ocupações com maior escassez de trabalhadores na Croácia, incluindo:
Leia também | Os 15 empregos mais fáceis de conseguir trabalho e visto na Suíça
Um fato muito interessante sobre a Croácia, é que no mês de maio, o país registou mais de 88.300 pessoas desempregados, conforme o Croatian Employment Statistics (CES). Contudo, por outro lado, o número de vagas de emprego este mês foi de quase 125 mil.
Para ser mais direto, isso significa que, mesmo que toda a população desempregada da Croácia ocupasse uma das vagas em aberto, não seria suficiente para preencher todas as vagas disponíveis, havendo ainda 36.700 vagas sem qualquer candidato para se inscrever a uma das oportunidades.
Há uma falta de alinhamento entre políticas ativas de mercado de trabalho e escassez persistente no mercado de trabalho croata. Altos níveis de incompatibilidade de habilidades refletem baixas chances de emprego para trabalhadores de qualificação média e especialmente de baixa qualificação.
Comissão Europeia
Se de um lado, existem inúmeras profissões dos quais a Croácia necessita de mão de obra estrangeira para trabalhar, o relatório da EURES, identificou oito ocupações que são excedentárias no país, ou seja, que há gente demais trabalhando.
Logo, como são empregos com excesso de trabalhadores, é fundamental que os estrangeiros evitem esse tipo de vaga, para não terem as chances de trabalho na Croácia reduzidas, como:
Como existem muitos concorrentes para essas vagas, é recomendado que os interessados não tentem essas atividades no país, mas sim, as que o país está sofrendo com a falta de trabalhadores qualificados.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…