Mais de 1 milhão de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram descontos indevidos nas suas contas. Após uma auditoria, o órgão identificou que milhões de beneficiários tiveram descontos indevidos nos seus pagamentos.
Algumas empresas estão realizando esses descontos sem pedir nenhum tipo de autorização ao segurado. Desde março deste ano o INSS investiga os registros de reclamações e denúncias de descontos indevidos.
Segundo a auditoria, as pessoas realizaram as reclamações no período entre janeiro de 2023 a maio de 2024, totalizando mais de 1 milhão.
São descontos de mensalidade associativa na folha de pagamento, ela é uma contribuição facultativa que permite aos beneficiários garantirem alguns benefícios adicionais, a limitação deste desconto é de 1% ao mês (definido em março).
O grande problema não está nesses descontos, pois se eles forem autorizados está tudo certo, o que está preocupando os beneficiários é que esses descontos estão presentes na conta de segurados que não contrataram nada e nem autorizaram.
Com isso, o INSS tomou algumas medidas para proteger os mais de 7,6 milhões de aposentados e pensionistas, que estão se sentindo inseguros por conta desses valores abatidos automaticamente.
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O INSS vem adotando uma série de medidas, para impedir que esses descontos aconteçam novamente, em março quando foi publicada a Instrução Normativa PRES/INSS nº 162, com diversas ações para proteger os beneficiários, confira algumas delas:
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto destacou que o órgão tem o dever de proteger os aposentados e pensionistas e não só realizar os pagamentos.
Confira abaixo como excluir os descontos indevidos:
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Para solicitar a devolução de descontos indevidos realizados por entidades associativas, é possível entrar em contato direto pelo 0800, que aparece ao lado do nome da entidade no seu contracheque.
Também existe a possibilidade do beneficiário pode enviar e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br, informando o ocorrido.
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