Mais de 1 milhão de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram descontos indevidos nas suas contas. Após uma auditoria, o órgão identificou que milhões de beneficiários tiveram descontos indevidos nos seus pagamentos.
Algumas empresas estão realizando esses descontos sem pedir nenhum tipo de autorização ao segurado. Desde março deste ano o INSS investiga os registros de reclamações e denúncias de descontos indevidos.
Segundo a auditoria, as pessoas realizaram as reclamações no período entre janeiro de 2023 a maio de 2024, totalizando mais de 1 milhão.
São descontos de mensalidade associativa na folha de pagamento, ela é uma contribuição facultativa que permite aos beneficiários garantirem alguns benefícios adicionais, a limitação deste desconto é de 1% ao mês (definido em março).
O grande problema não está nesses descontos, pois se eles forem autorizados está tudo certo, o que está preocupando os beneficiários é que esses descontos estão presentes na conta de segurados que não contrataram nada e nem autorizaram.
Com isso, o INSS tomou algumas medidas para proteger os mais de 7,6 milhões de aposentados e pensionistas, que estão se sentindo inseguros por conta desses valores abatidos automaticamente.
Leia também | INSS alerta não há pagamento de 14º salário ou folha extra de 13º salário
O INSS vem adotando uma série de medidas, para impedir que esses descontos aconteçam novamente, em março quando foi publicada a Instrução Normativa PRES/INSS nº 162, com diversas ações para proteger os beneficiários, confira algumas delas:
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto destacou que o órgão tem o dever de proteger os aposentados e pensionistas e não só realizar os pagamentos.
Confira abaixo como excluir os descontos indevidos:
Leia também | Empréstimo consignado do INSS: entenda como funciona e conheça as novidades
Para solicitar a devolução de descontos indevidos realizados por entidades associativas, é possível entrar em contato direto pelo 0800, que aparece ao lado do nome da entidade no seu contracheque.
Também existe a possibilidade do beneficiário pode enviar e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br, informando o ocorrido.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…