Quer ver uma mãe preocupada quando o filho volta da escola coçando muito a cabeça. Ela vai dar aquela olhadinha e percebe que se trata de piolhos.
O piolho (Pediculus humanus capitis) é um inseto que se alimenta de sangue humano, causando a conhecida coceira. Ele se reproduz facilmente, ocasionando uma infestação de piolhos, também chamada de Pediculose.
Embora o inseto se aloje no couro cabeludo, também pode acometer outras partes do corpo. Possui cor amarronzada, seis patas, tempo de vida de três a quatro semanas e, na fase adulta, o inseto atinge entre 2 mm a 3 mm.
A transmissão pode ocorrer das seguintes formas:
Contato com uma pessoa com piolho: muito comum entre crianças e pessoas de uma mesma família, que moram no mesmo local, que compartilham de determinados objetos de uso pessoal e que interagem de perto entre si.
Armazenar roupas ou guardar objetos pessoais infestados de piolhos, como travesseiros, cobertores, pentes e brinquedos de pelúcia pode permitir que os piolhos se espalhem pelo guarda-roupa ou pela casa.
Compartilhar itens pessoais: roupas, fones de ouvido, escovas de cabelo, pentes, enfeites de cabelo, toalhas, cobertores, travesseiros e brinquedos de pelúcia.
Relações sexuais com pessoas com piolho: o contato sexual com pessoas que tenham piolho na região pubiana pode causar o surgimento do problema.
Os principais sintomas de piolhos são:
Leia também | Qual a diferença entre sonho e pesadelo?
É necessário adotar algumas medidas de higiene para acabar definitivamente com os piolhos.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…