Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Dinamarca é o país menos corrupto do mundo, confira o ranking!

Conheça a Dinamarca, que se destacou como o país menos corrupto do mundo e veja o ranking dos países com menos corrupção.

A Dinamarca se destacou como o país menos corrupto do mundo, com base no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023, divulgado pela ONG Transparência Internacional (TI).

A Dinamarca é reconhecidamente a nação menos corrupta do mundo há anos, isso é algo aceito por diversas nações que buscam aprender como os dinamarqueses. O país europeu adota diversas medidas para que o país não seja afetado pela corrupção.

Confira nos próximos tópicos algumas medidas adotadas pela Dinamarca para continuar sendo um exemplo mundial e conheça o ranking dos países com menos corrupção do planeta.

O Ranking da ONG Transparência Internacional

O Índice de Percepção da Corrupção é o principal indicador de corrupção do mundo, há décadas, o ranking é respeitado e reconhecido por diversos países e por veículos de comunicação respeitados. 

A organização Transparência Internacional produz o IPC desde 1995, realizando um estudo em 180 países e territórios e atribuindo notas em uma escala entre 0 e 100. Quanto maior a nota, mais íntegro o país é.

A Transparência Internacional está presente em mais de 100 países, liderando o combate à corrupção no mundo. As equipes locais de cada país são chamadas de Capítulos Nacionais. Todos integrantes da ONG recebem o apoio de uma base central, que fica localizada em Berlim, capital da Alemanha.

Leia também | Os 10 países mais populosos do mundo em 2024

Dinamarca, o país menos corrupto do mundo!

Desde o começo do ranking IPC, a Dinamarca figura entre os países menos corruptos do planeta, ela assumiu a liderança pela primeira vez em 1997 e revezou o topo com a Nova Zelândia em alguns anos.

O país é conhecido por pagar salários comuns e por não conceder benefícios para políticos, além disso, o sistema dinamarquês dificulta a indicação de pessoas para cargos políticos, medida que não incentiva as famosas trocas de favores.

Outra coisa levada a sério na Dinamarca é a transparência. Os sites do Governo Dinamarquês (municipais, estaduais e federais) deixam expostos todas as informações sobre gastos de políticos, salários, investimentos por áreas, entre outros.

Leia também | Conheça os 10 países que menos trabalham no mundo

Os dez países com menos corrupção

O Brasil teve uma evolução nos últimos anos, mas a situação ainda é preocupante, estando na posição de número 104, empatado com Argélia, Ucrânia e Sérvia com 36 pontos, a falta de transparência e o espaço para favores políticos pode ser uma das causas.

Confira abaixo os dez países menos corruptos do mundo, segundo o ranking da ONG Transparência Internacional:

  • Dinamarca.
  • Finlândia.
  • Nova Zelândia.
  • Noruega.
  • Cingapura.
  • Suécia.
  • Suíça.
  • Holanda.
  • Alemanha.
  • Luxemburgo.

Comentários estão fechados.