Em qualquer país do mundo, uma carga horário de trabalho menor significa mais qualidade de vida e produtividade para os trabalhadores, ao menos é isso o que diz um estudo realizado pela Universidade de Cambridge nos Estados Unidos.
Claro que a carga horária de trabalho pode variar de acordo com várias questões, como, por exemplo, relacionado a própria profissão no geral, isso porque, naturalmente, existem ocupações que tendem a trabalhar mais, enquanto outras possuem um ritmo de trabalho menor.
No Brasil, a jornada de trabalho média é de 8 horas por dia, ou seja, 44 horas por semana, conforme estabelecido pela legislação trabalhista. Isso coloca o país na 29ª posição no ranking da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento, no qual, mais de 70% dos brasileiros aprovam uma jornada de trabalho menor.
Justamente por isso, tem se levantado um debate não só no Brasil, como no mundo todo, sobre a possibilidade de uma redução da carga horária de trabalho, onde, diversos países e empresas tem testado o modelo de quatro dias de trabalho por semana.
Países que menos trabalham no mundo
Muito embora o debate sobre a jornada de 4 dias de trabalho seja importante, ainda parece estarmos longe de ver uma redução real na jornada de trabalho dos brasileiros. Contudo, diferente do Brasil, existem países com uma jornada de trabalho bem menor.
Se você pensa em mudar de país, onde pode ter a oportunidade de trabalhar menos, ou mesmo por curiosidade, vamos te apresentar quais são os 10 países com a menor jornada de trabalho do mundo, conforme dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE):
- Holanda: média de trabalho de 29,2 horas por semana;
- Dinamarca: média de trabalho de 32,4 horas por semana;
- Alemanha: média de trabalho de 34,4 horas por semana;
- Suíça: média de trabalho de 34,4 horas por semana;
- Irlanda: média de trabalho de 34,9 horas por semana;
- Áustria: média de trabalho de 35,5 horas por semana;
- Itália: média de trabalho de 35,6 horas por semana;
- Austrália: média de trabalho de 35,9 horas por semana;
- Suécia: média de trabalho de 35,9 horas por semana;
- França: média de trabalho de 36,1 horas por semana.
Leia +: Os 5 principais países europeus para estrangeiros conseguirem emprego
Países que mais trabalham no mundo
Se de um lado temos os países que costumam trabalhar menos representando uma maior qualidade de vida, existem também países em que a jornada de trabalho é bem maior que a do brasileiro.
Enquanto o limite da jornada de trabalho do brasileiro é de 44 horas por semana, dados da OIT, apontam que a média de trabalho por semana dos brasileiros varia entre 39 a 43h, ou seja, grande parcela dos brasileiros trabalham abaixo do limite, o que para muitos, ainda, sim, é desgastante.
Imagine então trabalhar em países onde a jornada de trabalho semanal pode passar facilmente das 50 horas. Pois é, esses países existem, e o país com a maior jornada de trabalho do mundo é os Emirados Árabes Unidos, em que uma pessoa trabalha em média 52,6 horas por semana.
Em seguida temos Gâmbia, um país da África Ocidental, que faz divisa com Senegal e Guiné-Bissau, onde a jornada média é de 50,8 horas por semana, mas pode ser muito maior devido à falta de fiscalização nos postos de trabalho.
Já em terceiro lugar temos Butão, um país em que se exerce em média 50,7 horas de trabalho por semana, mas que, naturalmente, se vê pessoas trabalhando muitas horas acima, principalmente para quem não tem um emprego formal.
Comentários estão fechados.