É possível receber BPC e Bolsa Família ao mesmo tempo?
O BPC-LOAS é destinado a pessoas de baixa renda, com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais que não possuam condições de prover o próprio sustento ou tê-lo provido por suas famílias
Existe uma dúvida por parte das pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). É possível que elas também possam receber o Bolsa Família?
O BPC-LOAS é destinado a pessoas de baixa renda, com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais que não possuam condições de prover o próprio sustento ou tê-lo provido por suas famílias.
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que busca combater a pobreza e a vulnerabilidade social, concedendo auxílio financeiro às famílias em situação de extrema pobreza.
Posso receber BPC e Bolsa Família ao mesmo tempo?
Sim! É possível acumular o BPC-LOAS com o Bolsa Família. No entanto, é necessário atender os critérios exigidos pelo governo para ambos os benefícios. Lembrando que o valor recebido no Bolsa Família pode ser considerado como renda no cálculo do BPC-LOAS, o que pode influenciar no valor final recebido.
Leia Também | INSS libera calendário de pagamento de agosto. Veja as datas
Podem receber o BPC:
Pessoas com 65 anos ou mais que não possuam meios de prover sua própria subsistência, nem de tê-la provida por sua família.
Pessoas com deficiência de qualquer idade que possuam impedimentos de longo prazo (de natureza física, mental, intelectual ou sensorial) que os impossibilitem de participar plenamente na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, e que não possuam meios próprios de sustento.
É necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo.
Para receber o Bolsa família é preciso estar atento a seguinte regra:
Para fazer parte do programa Bolsa Família 2023 é preciso que cada pessoa da família tenha renda de até R$ 218 por mês. Isso significa somar toda a renda gerada pelas pessoas da família, por mês, e dividir pelo número de pessoas desta família. Para receber Bolsa Família, o valor não pode ser maior que R$ 218.
É necessário que a família informe corretamente a situação de acumulação de benefícios aos órgãos responsáveis, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc). A omissão ou a informação incorreta pode acarretar em problemas futuros, como a suspensão ou o cancelamento dos benefícios.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.