O plano de saúde é um tipo de serviço que pagamos sem ter muito interesse de usar, afinal de contas, normalmente ao utilizá-lo, estamos buscando tratamentos médicos para algum tipo de problema, ou em um bom cenário estamos apenas realizando exames de rotina.
Entretanto, o plano de saúde pode acabar gerando algumas dúvidas para as pessoas, principalmente com relação a pedidos que podem ser negados e que muitas pessoas se questionam se a operadora pode de fato cancelar alguma solicitação.
Pensando nisso, hoje nós abordaremos um assunto muito importante que é em quais situações o plano de saúde pode negar atendimento. Se você também tem essa dúvida e está em busca da resposta, continue a leitura!
Conforme estabelecido por norma, não. A partir do momento em que uma pessoa contrata o serviço oferecido pelo plano de saúde, o principal objetivo é assegurar o atendimento do cliente caso seja necessário.
A regulamentação dos contratos de plano de saúde no país ocorrem por força da Lei 9.656/1998, que elenca a obrigação da cobertura de atendimento pelo plano de saúde para tratamento de qualquer que seja a doença listada na Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionadas com a Saúde (CID).
Outro fator que precisa ser esclarecido é que o cidadão que contrata o plano de saúde está devidamente amparado pelo Código de Defesa do Consumidor, que determina como nula qualquer restrição que coloquem o consumidor em desvantagem excessiva.
É importante lembrar que quando uma pessoa realiza a contratação do plano de saúde, ela deverá cumprir um prazo de carência, que nada mais é do que um determinado tempo em que deverá ser observado pelo consumidor para que o mesmo possa utilizar os serviços, como consultas, exames, cirurgias, etc.
Conforme expresso em lei, existe um prazo máximo para a carência do plano de saúde, que ocorre da seguinte maneira:
Vale esclarecer que embora o prazo de carência esteja previsto em lei, em qualquer situação relacionada à urgência e emergência, deverá ser assegurado pelo plano de saúde o tratamento integral imediato sem limitação de tempo.
A referida lei que versa sobre os planos de saúde define que o que é urgência e emergência, vejamos:
Sendo assim, podemos compreender que caso o paciente sofra algum acidente que se caracteriza como urgência ou emergência, mesmo estando no prazo de carência de 180 dias, o mesmo deverá ter seu atendimento imediato.
O único problema que o consumidor pode enfrentar quanto ao plano de saúde é relacionado ao atraso de pagamento, tendo em vista que é a única possibilidade em que o plano pode negar atendimento ao paciente. Mas lembrando que existem regras para isso.
Basicamente, o plano de saúde só pode negar atendimento quando o segurado está a pelo menos 60 dias, consecutivos ou não, sem pagar a mensalidade num período de 12 meses.
Dessa maneira, caso passe os 60 dias e o consumidor não tenha realizado o pagamento do plano, a operadora poderá então suspender os serviços oferecidos ao cliente, o que poderá levar a recusa do atendimento e até mesmo o cancelamento do plano.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…