Muitos brasileiros sonham em empreender, afinal de contas, uma das melhores alternativas para se ganhar bem no nosso país, e sendo nosso próprio patrão. Contudo, a verdade é que muitas vezes, o que nos falta para começar um novo negócio é a falta de dinheiro.
Acontece que, para começar um novo negócio, basicamente é preciso ter um capital inicial, ou seja, recursos financeiros suficientes para bancar os custos de começar uma empresa até que ela comece a gerar lucros.
Como consequência, devido à falta de recursos para abrir um negócio, boa parte dos brasileiros acaba tendo que adiar esse sonho, ou mesmo acabam desistindo por não conseguirem ter recursos suficientes para começar a operacionalizar o seu negócio.
Se você é uma dessas pessoas que sonha em começar um negócio, mas não possuí recursos suficientes, saiba que existem diferentes formas super eficientes de obter o dinheiro que você precisa para investir e começar a tocar sua empresa.
Se você quer abrir um negócio, mas não tem capital suficiente para isso, saiba que essa não é apenas a sua realidade, mas sim a de milhares de brasileiros, que buscam muitas vezes recursos externos para começar a colocar em prática os sonhos de empreender.
Para te ajudar a dar o ponta pé inicial no seu negócio, vamos te contar quais são as maneiras mais utilizadas pelos empreendedores, para começarem uma nova empresa, mesmo que não possuam recursos financeiros suficientes para isso.
Leia também | Os 5 países onde é possível abrir uma empresa quase de graça
Uma das maneiras mais antigas e utilizadas para abrir um novo negócio, principalmente quando não se possuí os recursos suficientes para começar, é encontrar um sócio. Com um sócio de confiança, e um contrato bem amarrado e justo, é possível tirar o sonho do papel e colocá-lo em prática.
Independente de ser alguém de confiança, não se esqueça, amigos negócios a parte, ou seja, faça tudo em contrato para não haver problemas ou prejuízos para nenhum dos lados.
Boa parte dos brasileiros que começam a empreender, acabam recorrendo a empréstimos bancários para começar a operacionalizar o negócio. Saiba que muitas instituições oferecem diferentes linhas de crédito e empréstimos para novos empresários, mas não deixe de comparar taxas e condições antes de se decidir.
As agências de fomento são instituições que tem como objetivo principal financiar capital fixo e de giro para empreendimentos previstos em programas de desenvolvimento. Caso sua ideia de negócio exija inovação e pesquisa, especialmente na área de tecnologia, existem instituições que oferecem financiamento exclusivo para esse fim.
O investidor anjo se trata de uma pessoa que investirá recursos próprios para startups, geralmente em troca de participação acionária ou dívida conversível. Os investidores anjos têm como diferencial que, além de investir dinheiro, eles podem oferecer mentoria e acessos a redes valiosas.
O financiamento coletivo é um modelo que tem ganhado muito destaque nos últimos anos. Basicamente, o financiamento coletivo diz respeito a famosa “vaquinha”, onde, em troca, a empresa poderá oferecer serviços com descontos, ou ofertas especiais para quem ajudou na abertura do negócio.
Para ter sucesso em um financiamento coletivo, será preciso que você invista em bons textos de apresentação, crie boas recompensas, lance vídeos e o máximo de materiais possíveis para mostrar a idoneidade do projeto e as vantagens de se patrocinar o negócio.
Fundo de venture capital são focados em empresas que possuem alto potencial de crescimento. Eles oferecem investimentos extremamente interessantes, mas, em troca acabam exigindo uma participação do negócio.
Existem organizações que realmente são incubadoras e aceleradoras de empresas, essas organizações apoiam startups em estágio inicial, oferecendo capital, mentoria e recursos em troca de uma participação societária na empresa.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…