Conseguir emprego após os 50 anos é uma tarefa bem difícil no nosso país. Segundo uma pesquisa realizada no ano passado pela Robert Half e Labora, 70% das empresas contrataram pouquíssimos profissionais com mais de 50 anos.
Para ser mais preciso nos dados dessa pesquisa, na prática, de todas as contratação realizadas, apenas 5% das novas contratações incluem pessoas acima dos 50 anos de idade. O estudo foi feito com mais de 258 empresas, dos quais 80% delas não possuem métricas para avaliar a diversidade geracional.
O desemprego é outro fator que chama muito a atenção nessa faixa etária, segundo pesquisa da IDados, em 2012, o número de desempregados com mais de 50 anos era de 509 mil. Já na realidade atual, são mais de 1,4 milhão de trabalhadores de mais idade em busca de uma oportunidade de emprego.
Infelizmente, pessoas acima dos 50 anos possuem muitas dificuldades para conseguir uma nova oportunidade de emprego. Para garantir um emprego nessa faixa etária é fundamental que o profissional se mantenha atualizado com as mais recentes tendências do mercado.
Muitas vezes as portas para esses profissionais se fecham porque o mercado tende a entender que o mesmo está ultrapassado. Logo, estar se atualizando as últimas tendências do mercado, saber utilizar sistemas como WORD, Excel, Powerpoint entre vários outros softwares e sistemas usuais no dia a dia das empresas é uma grande vantagem.
Outra maneira de facilitar a busca por um emprego, é se inclinar em profissões que tendem a preferir pessoas mais velhas, bem como aquela que mais contratam os trabalhadores após os 50 anos.
Para descobrir quais são essas profissões que mais contratam após os 50 anos, fizemos um levantamento através de dados do eSocial/CAGED, onde empresas declaram as informações dos trabalhadores ao governo federal para verificar quais emprego geraram mais oportunidades para trabalhadores mais velhos.
A seguir, vamos conhecer quais foram as 20 profissões que mais contrataram pessoas acima dos 50 anos em 2024, dos quais você pode ter mais chances de encontrar emprego, se mirar nessas áreas. Confira:
Leia +: Recusado no novo emprego por ‘não ter perfil’? Saiba o que fazer
Com o envelhecimento populacional e o aumento da expectativa de vida do brasileiro, se torna cada vez mais comum ver pessoas mais velhas no mercado de trabalho. Se a algumas décadas a prevalência era de que vivíamos em um país predominantemente jovem, esse cenário mudou completamente.
Um fato muito importante que as empresas não estão percebendo é que a população brasileira está envelhecendo. Além da população estar envelhecendo, os mais velhos estão completamente aptos para trabalhar, e muitos deles nem ao menos pensam em se aposentar.
Atualmente, os idosos correspondem a 15% da população brasileira, contudo, nos próximos anos esse número tende a aumentar, principalmente devido ao aumento da expectativa de vida e a redução da natalidade do nosso país.
Será preciso que as empresas comecem a enxergar as pessoas mais velhas, estão completamente aptas para o trabalho, afinal de contas, apesar da preferência por mais jovens, o número de jovens no mercado irá diminuir e de idosos aumentará, o que será fundamental para que as empresas continuem se desenvolvendo.
Você já reparou que as melhores ideias surgem nos momentos mais inusitados de criatividade? Pode…
Morar sozinho. Para muitos, esse é um sonho de liberdade, independência e aquele gostinho de…
Está chegando aquela data cheia de promessas de ofertas irresistíveis, preços nunca antes vistos e…
Você sabia que uma profissão antiga, daquelas que muita gente achava que tinha caído no…
Algumas profissões são simplesmente assustadoras, mas a maioria da população não conhece o que esses…
Os esportes mais populares do mundo são extremamente importantes para as pessoas de muitas maneiras,…