Saúde e bem estar

Entenda como a meditação pode prolongar sua vida!

A meditação é benéfica de diferentes maneiras para os seres humanos, podendo até mesmo prolongar a sua expectativa de vida, segundo especialistas. Portanto, se você quer cuidar da sua saúde, esta matéria pode te ajudar. 

Viver mais é o sonho da maioria da população, diversas pessoas temem um falecimento precoce, por este motivo acabam buscando formas de viver mais. Comer melhor, dormir bem e praticar exercícios podem te ajudar, mas a meditação também está na lista.

Confira abaixo como a meditação pode prolongar sua vida, com base na pesquisa do Dr. Balachundhar Subramaniam, professor na Escola Médica de Harvard:

A importância de reduzir os estresse

Praticar meditação é uma ótima maneira de reduzir o seu estresse, afinal, ela é a prática de observar seus pensamentos internos sem nenhum julgamento, apenas você e suas reflexões internas.

A meditação possui o poder de reduzir o hormônio do estresse (cortisol), aumentando em muitos anos a expectativa de vida das pessoas que realizam essa prática. O estresse pode até mesmo causar inflamações, que ocasiona diversas doenças mortais.

“Na verdade, o estresse emocional é um fator que contribui para as principais causas de morte nos Estados Unidos: cancro, doença coronária, lesões acidentais, doenças respiratórias, cirrose hepática e suicídio. Na verdade, cerca de 180 mil pessoas morrem todos os anos devido a alguma doença relacionada com o estresse”, afirma o Dr. Balachundhar.

Leia também | Cortisol: 7 maneiras diminuir o hormônio do estresse

Entenda como a meditação pode prolongar sua vida

A meditação pode ser sua principal aliada na sua longevidade física, seu corpo estará mais saudável se você for um praticante desse exercício, além disso, sua qualidade de vida será melhor. Não só sua saúde física, mas a mental também é beneficiada você medita.

Após a realização de um estudo em um retiro de meditação Isha Samyama, que durou 8 dias, com 64 participantes, foram constatadas mudanças as seguintes mudanças nos pacientes:

“Após o retiro, as acilglicinas aumentaram, enquanto vários tipos de lipídios ligados à aterosclerose diminuíram. Estas alterações sugerem benefícios na redução da inflamação e na melhoria da saúde vascular, contribuindo para um maior bem-estar físico e mental”, afirma o doutor.

Leia também | 5  dicas para você melhorar sua autoconfiança

Conclusão

No final da pesquisa sobre meditação, do doutor Balachundhar Subramaniam, publicada no site Psychology Today, ele conclui afirmando sobre como a meditação pode ajudar, sim, na longevidade:

“Resumindo, se você deseja viver uma vida mais longa e feliz, considere construir hoje mesmo uma prática consistente de meditação”, conclui o médico e professor.

Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

10 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

11 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

14 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

14 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

14 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

14 horas atrás