A meditação é benéfica de diferentes maneiras para os seres humanos, podendo até mesmo prolongar a sua expectativa de vida, segundo especialistas. Portanto, se você quer cuidar da sua saúde, esta matéria pode te ajudar.
Viver mais é o sonho da maioria da população, diversas pessoas temem um falecimento precoce, por este motivo acabam buscando formas de viver mais. Comer melhor, dormir bem e praticar exercícios podem te ajudar, mas a meditação também está na lista.
Confira abaixo como a meditação pode prolongar sua vida, com base na pesquisa do Dr. Balachundhar Subramaniam, professor na Escola Médica de Harvard:
Praticar meditação é uma ótima maneira de reduzir o seu estresse, afinal, ela é a prática de observar seus pensamentos internos sem nenhum julgamento, apenas você e suas reflexões internas.
A meditação possui o poder de reduzir o hormônio do estresse (cortisol), aumentando em muitos anos a expectativa de vida das pessoas que realizam essa prática. O estresse pode até mesmo causar inflamações, que ocasiona diversas doenças mortais.
“Na verdade, o estresse emocional é um fator que contribui para as principais causas de morte nos Estados Unidos: cancro, doença coronária, lesões acidentais, doenças respiratórias, cirrose hepática e suicídio. Na verdade, cerca de 180 mil pessoas morrem todos os anos devido a alguma doença relacionada com o estresse”, afirma o Dr. Balachundhar.
Leia também | Cortisol: 7 maneiras diminuir o hormônio do estresse
A meditação pode ser sua principal aliada na sua longevidade física, seu corpo estará mais saudável se você for um praticante desse exercício, além disso, sua qualidade de vida será melhor. Não só sua saúde física, mas a mental também é beneficiada você medita.
Após a realização de um estudo em um retiro de meditação Isha Samyama, que durou 8 dias, com 64 participantes, foram constatadas mudanças as seguintes mudanças nos pacientes:
“Após o retiro, as acilglicinas aumentaram, enquanto vários tipos de lipídios ligados à aterosclerose diminuíram. Estas alterações sugerem benefícios na redução da inflamação e na melhoria da saúde vascular, contribuindo para um maior bem-estar físico e mental”, afirma o doutor.
Leia também | 5 dicas para você melhorar sua autoconfiança
No final da pesquisa sobre meditação, do doutor Balachundhar Subramaniam, publicada no site Psychology Today, ele conclui afirmando sobre como a meditação pode ajudar, sim, na longevidade:
“Resumindo, se você deseja viver uma vida mais longa e feliz, considere construir hoje mesmo uma prática consistente de meditação”, conclui o médico e professor.
O esgotamento profissional é conhecido como burnout e tem se tornado cada vez mais comum…
O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…
A maioria sabe da importância de se comunicar bem e de forma clara no ambiente…
Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…
Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…
Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…