Carreira

Entenda como o orgulho pode prejudicar sua produtividade

O orgulho pode te cegar e afetar a sua vida de diversas maneiras, abalando até mesmo a sua produtividade, portanto, é preciso se atentar a este sentimento para ele não te prejudicar.

Muitas pessoas consideram o orgulho uma coisa boa, que deve ser valorizada, mas especialistas concordam que existem tipos de orgulho, e que quando ele se torna negativo, pode afetar o seu julgamento de diferentes e a sua vida de diferentes maneiras.

Confira os próximos tópicos e entenda a opinião da doutora Sabrina B. Little sobre como o orgulho pode prejudicar a sua produtividade.

A diferenciação do orgulho

Segundo a doutora Sabrina, existem diferentes orgulhos:

  • Um sentimento de prazer por um trabalho bem-feito ou satisfação com as boas escolhas; e
  • O outro é chamado pela doutora de “vício do orgulho”, um senso inflado de si mesmo ou desejo excessivo por excelência.

O segundo tipo de orgulho, nomeado como vício de orgulho, esse é o sentimento danoso e prejudicial que pode afetar até mesmo a sua produtividade.

“O orgulho também se esconde à vista de todos nos esportes, onde muitas vezes há uma cultura de ostentação e auto-engrandecimento, às vezes chamada de “marketing” e outras vezes disfarçada de autoconfiança. É certo que isso é provavelmente parte do que gostamos nos esportes”, afirma a doutora Sabrina B. Little, na sua matéria publicada no site Psychology Today, se referindo ao orgulho ruim presente no esporte.

Orgulho pode prejudicar sua produtividade / Imagem Freepik

Entendendo o orgulho danoso

A matéria da que utilizamos como base para este artigo foca em esportistas, mas todos os conceitos podem claramente serem aplicados a sua vida estudantil e profissional. Veja como o orgulho pode te prejudicar:

  • O orgulho pode fazer com que você se superestime: ser muito orgulhoso pode te cegar de uma maneira que você não enxergará a realidade, achando que pode fazer mais coisas do que realmente você pode, levando a desvalorizar os outros.

“A pessoa orgulhosa percebe a si mesma como maior do que é. Ela pode imaginar que é independente e não consegue entender”, afirma a citação do filósofo Craig Boyd. 

Leia também | 4 motivos para não ficar cego pela produtividade

Entenda como o orgulho pode prejudicar sua produtividade

O orgulhoso pode ficar cego por suas ambições, achando que está rodeado de inimigos e se assustar quando não puder manter o mesmo ritmo. Toda pressão psicológica que uma pessoa orgulhosa coloca sobre ela mesma, pode fazer com que ela adoeça e para de uma vez.

Além de doenças e falta de produtividade, o “vício do orgulho” não te permite ir longe. Tanto no mundo estudantil, quanto no profissional, o comportamento egocêntrico e egoísta de uma pessoa orgulhosa fará com que ela não prospere.

Portanto, ser orgulhoso você pode fazer você errar por achar que sabe tudo, pode fazer você travar por tentar fazer tudo, e você pode não conseguir prosseguir, por renunciar a todos.

Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás