Escrever à mão ajuda no aprendizado?
Entenda o que a ciência diz sobre escrever à mão, confira se esse método pode realmente te ajudar no seu aprendizado.
Escrever à mão é algo que pode ter ficado no passado na maioria das escolas e faculdade do Brasil, mas para muitas pessoas esse método pode ajudar com o aprendizado e memorização.
Acompanhe os próximos tópicos e saiba o que diz a ciência sobre escrever à mão, entenda como isso pode te ajudar.
Escrever à mão e a atividade cerebral
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) e publicado na Frontiers in Psychology, mostrou o que acontece no cérebro quando os estudantes preferem a escrita à mão ao em vez da digitação.
A pesquisa mostrou que os estudantes que optam pela escrita à mão mostraram níveis mais altos de atividade elétrica em diversas regiões do cérebro do que os estudantes que utilizam a digitação.
Toda movimentação, visão, processamento sensorial e memória, segundo o estudo, colaboram para mostrar a riqueza cognitiva da escrita à mão.
Leia também | Estudar para concursos: 7 dicas gratuitas para você se preparar
Digitar pode ser prazeroso, mas o lápis pode te ajudar mais!
“É muito tentador digitar tudo o que o palestrante está dizendo. As informações entram pelos seus ouvidos e saem pelos seus dedos, mas você não processa as informações recebidas”, afirma Audrey van der Meer, autora da pesquisa publicada na Frontiers in Psychology.
Portanto, segundo a pesquisadora, por mais que a digitação seja muito sedutora e até mesmo mais eficiente, escrever à mão pode te ajudar de diferentes maneiras, proporcionando, até mesmo, um melhor aprendizado.
Leia também | Concursos para focar em 2024: Veja os 10 principais!
Realizar atividades manuscritas ajuda no aprendizado?
“Quando você está digitando, o mesmo movimento simples dos seus dedos está envolvido na produção de cada letra, enquanto quando você está escrevendo à mão, você imediatamente sente que a sensação corporal de produzir um A é totalmente diferente de produzir um B”, afirma Van der Meer.
Portanto, ao transformar a escrita em algo visual, essas conexões se tornam mais fáceis de serem acessadas. Segundo as pesquisas, isso faz com que a escrita se torne mais fácil de memorizar, auxiliando no aprendizado.
Comentários estão fechados.