Até pouco tempo atrás, somente humanos podiam escrever relatórios, processar pedidos, criar imagens e vídeos artísticos, entre outras questões. Mas, em pouquíssimo tempo, os humanos estão ficando para trás graças ao uso de ferramentas de IA para aumentar a produtividade e reduzir custos.
Embora a IA tenha muitos benefícios para ser citado, ela quando acompanhado de outros avanços como o aprendizado de máquina (Machine Learning), tem algumas desvantagens potenciais, como uma necessidade reduzida de funcionários que realizam atividades repetitivas.
Essas novas tecnologias, aliadas a avanços que estão em pleno desenvolvimento com a realidade aumentada, computação quântica, entre outros, impactará naturalmente o mercado de trabalho, podendo colocar fim a dezenas de profissões, que aos poucos já estão sumindo.
Mas, quais são os empregos que já estão desaparecendo, mesmo que lentamente e que nos próximos 10 anos podem simplesmente não existirem mais? Aqui compilamos dez profissões completamente ameaçados de não existem mais em pouquíssimo tempo.
É difícil pensar que já existem profissões desaparecendo, principalmente porque estamos vivenciando isso, e essa questão ocorre de maneira tão natural, que muitas vezes nem percebemos. Mas, percebendo ou não, essas profissões devem nem existir mais daqui a 10 anos. Confira:
Muito provavelmente aí na sua cidade, já chegou em alguns mercados, lojas de vestuário entre outras, caixas completamente automáticos, onde você não precisa ter contato algum com um profissional para passar suas compras, certo?
Esses caixas automáticos foram investidos para reduzir o quadro de funcionários dos estabelecimentos, garantindo mais comodidade e agilidade nas suas compras, mas inevitavelmente, antes destes caixas automáticos, haviam mais pessoas sendo contratadas, uma tendência que só aumentará até que o profissional caixa desapareça.
Uma carreira bem problemática é a de atendente de telemarketing, afinal de contas é uma carreira a beira da extinção. Já existe uma resistência absurda por parte das pessoas em falar com esses profissionais, e substituí-los, por sistemas automatizados acabará sendo uma grande vantagem para muitas empresas.
O grande volume de profissionais de telemarketing está sendo substituído por sistemas automatizados, com IA e outras tecnologias que parecem humanos, buscam a melhor opção para o cliente e já estão diretamente integrados aos sistemas. Em poucos anos quem te ligará não será mais um humano, mas sim um robô, e você nem perceberá.
Descarregar caminhões, desempacotar remessas entre outros, é um trabalho duro que também está próximo de desaparecer. Querendo ou não, se você trabalha nisso, num futuro próximo deverá encontrar um novo emprego, por um motivo: robôs estão chegando.
A Kiva Robotics, por exemplo, é uma grande empresa que já faz robôs que trabalham no estoque com o mínimo de intervenção humana. Para grandes empresas, investir nessas tecnologias, a médio prazo já trará o retorno e economia suficiente do que ter humanos trabalhando com salários modestos, seguros altos, riscos de acidentes entre outros.
Leia também | Quer ficar rico? Então escolha uma dessas 10 profissões para seguir
Os sites e novas empresas de viagens estão cada vez mais customizados. Atualmente você consegue planejar toda a sua viagem, reservar voos, hotéis entre outros diretamente da sua casa, tendo acesso aos melhores preços entre outras questões.
Mas, além disso, existem muitas inovações para chegar, o Bing, por exemplo, tem uma inovação absolutamente útil: estimativas de mudanças futuras de preço com base em dados passados, logo, será muito mais conveniente planejar viagens futuras com novas tecnologias que vão até mesmo prever futuros preços.
O trabalho nos correios, que até alguns anos atrás era super disputado, está próximo de um fim. O surgimento de entrega baseado em drones, das empresas terceirizadas de ecommerces para fazer entregas fará com que empregos nos correios comecem a ficar cada vez mais escassos.
Até pouco tempo atrás, quando comprávamos ou vendíamos um carro, era fundamental ter um despachante auxiliando no processo de transferência de um carro. Mas hoje em dia, você pode fazer todo o processo de transferência com uma conta Gov.br e o aplicativo da carteira de motorista digital.
Através deste aplicativo você consegue optar por transferir o veículo e ainda assinar digitalmente, o que descarta até mesmo a ida ao cartório para autenticar o documento. Assim que os Detrans modernizarem seus serviços para agendamento de vistoria, o despachante ficará cada vez mais escasso há questões muito mais específicas.
Antes, era preciso pegar todos os textos que não estavam na internet e digitar cada um deles, ou mesmo ter que digitar documentos. Mas agora, você pode simplesmente tirar uma foto do documento e pedir para uma IA transcrever o que está escrito lá, o que reduzirá absurdamente o tempo de trabalho.
A Siri da Apple e o Google Now, por exemplo, além de pequenas empresas como a Dragon Dictate estão melhorando rapidamente seus softwares de reconhecimento, e farão com que o papel de ter que digitar fique cada vez mais escasso.
Apesar de serem imensamente úteis, os bibliotecários não são profissionais baratos, e conforme o acervo de bibliotecas online e cada vez menos bibliotecas físicas, inevitavelmente este profissional estará pouco a pouco desaparecendo junto as bibliotecas presenciais.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…