Falar e se informar sobre a saúde é algo muito importante, principalmente porque a cada dia vemos mais pessoas propensas a adquirir mais doenças, dessa maneira é possível acender um sinal de alerta para as pessoas buscarem se cuidar mais.
Logo, é muito importante conhecer quais são as doenças que mais matam no Brasil, assim como suas causas, de modo a preveni-las, a fim de promover uma vida muito mais saudável e com mais qualidade de vida para a população.
Na leitura de hoje, exploraremos as cinco doenças mais mortais no Brasil, fornecendo informações essenciais sobre cada uma delas, nosso objetivo com o assunto é simples, apenas estimular com que as pessoas cuidem cada vez mais da saúde. Confira!
As doenças cardiovasculares são as doenças que mais matam no Brasil e no mundo. Elas englobam condições como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e doença arterial coronariana.
Normalmente essas doenças são atribuídas a pessoas mais velhas, mas não se engane, essas doenças podem atingir pessoas mais jovens. Fatores de risco, como hipertensão arterial, colesterol elevado, tabagismo e estilo de vida sedentário, podem aumentar a probabilidade de desenvolver essas doenças.
Alguns dos sintomas mais comuns de problemas cardíacos são:
O câncer é uma doença que apresenta diferentes tipos e pode afetar diversas partes do corpo. No Brasil, os cânceres mais comuns e mortais incluem os de pulmão, mama, próstata, cólon e reto. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para aumentar as chances de cura.
Medidas como evitar o tabagismo, adotar uma alimentação saudável, fazer exames de rotina e vacinas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer.
Leia também | Ciência descobre que ESTES alimentos podem causar 34 tipos de câncer
Dando sequência à lista das principais causas de morte no Brasil, as doenças respiratórias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), também estão entre as principais causas de morte no Brasil.
Fatores como a poluição do ar, o tabagismo e a exposição a agentes nocivos podem aumentar o risco de desenvolver essas condições. No caso da DPOC, os principais sintomas da doença são:
O enfisema pulmonar e a bronquite são exemplos de duas DPOCs, que mais afetam os brasileiros.
Dentre as doenças que mais matam no Brasil temos a diabetes e as doenças endócrinas e metabólicas. Por serem doenças extremamente silenciosas, quando se manifestam, já estão em um grau extremamente alto.
Dessa maneira, é fundamental ficar atento aos mais simples sintomas, e também é recomendado fazer check ups com frequência, para verificar se está tudo certo com a sua saúde.
Muitas pessoas brincam com aquela frase “só está doente quem vai ao médico”, contudo, quando essas pessoas descobrem alguma doença, normalmente já se encontra em estágio super avançado, então não brinque com a sua saúde.
Leia também | 6 doenças que mais afetam os idosos após os 60 anos
O fígado é um dos órgãos mais importantes para o organismo humano, sua função não pode ser substituída por nenhum outro órgão, logo, é fundamental ter um cuidado redobrado com esse item bem especial que temos em nosso corpo.
Alguns dos maiores problemas para o fígado são o consumo excessivo de bebida alcoólica, ingestão de remédios e a gordura no fígado, presente principalmente em pessoas obesas, lembre-se, esse órgão é uma peça única, e se você não tiver o devido cuidado, pode pagar caro por isso.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…