Chamadas

Estados Unidos ou Portugal, qual o melhor país para imigrar?

Os dois países mais escolhidos pelos brasileiros para imigrarem são os Estados Unidos e Portugal. Normalmente os EUA chamam a atenção por ser conhecido como um país de muitas oportunidades, da possibilidade de mudança de vida.

Já Portugal acaba sendo escolhido por ser um país onde o brasileiro não terá problemas com o idioma, é um país europeu bem desenvolvido e estruturado, que tem muitas questões parecidas com o Brasil, advindos de uma mistura de culturas durante o período colonial.

Mas, e para quem está começando agora a planejar uma mudança para outro país, qual seria a melhor opção a se considerar, Estados Unidos? Um país de oportunidades, mas bem difícil de entrar, ou Portugal, um país com mais similaridades que o Brasil, que possuí um acesso mais fácil?

Se você quer saber qual país escolher, nós vamos trazer alguns dados muito interessantes para que você possa comparar e, consequentemente, te ajudar a tomar uma decisão mais consciente sobre isso.

Diferenças entre EUA e Portugal

Apesar de ambos os países estarem no seu radar, é importante saber que eles são completamente diferentes, e isso começa na sua extensão territorial. Enquanto os Estados Unidos é um país gigantesco com mais de 9.000.000 km², Portugal é um país europeu bem pequeno com pouco mais de 92.000 km².

As diferenças não vão apenas pelo seu tamanho, o clima, cultura e custo de vida são outros fatores importantíssimos que devem ser considerados na hora de escolher o país ao qual você deseja imigrar.

Outra grande diferença que você deve considerar é o idioma, enquanto você não terá muitas dificuldades de comunicação em Portugal por utilizar a mesma língua que a nossa, apesar que com algumas diferenças. Nos EUA o idioma é o inglês, e se você não sabe nada de inglês será um verdadeiro desafio se comunicar nos primeiros meses.

Leia também | Os 7 países com mais oportunidades para trabalhadores brasileiros

Mercado de trabalho e custo de vida em Portugal e EUA

Outra grande diferença entre Portugal e os Estados Unidos é o mercado de trabalho. Muito embora seja possível viver bem com um orçamento pequeno em Portugal, o mercado de trabalho não é tão evoluído como o que encontramos nos Estados Unidos.

Lembre-se que os Estados Unidos é um país gigantesco, sendo um dos maiores centros econômicos do mundo, dessa maneira, sua expressividade representa mais oportunidades de trabalho para as pessoas, inclusive estrangeiros.

Em Portugal, o mercado de trabalho já não é tão competitivo assim, bem como não oferece um grande salário aos trabalhadores. Uma dica muito legal para quem deseja se mudar para Portugal é descobrir quais são as profissões com maior escassez de mão de obra e mirar nelas para encontrar melhores oportunidades.

Com relação aos salários, o salário mínimo de Portugal é de 820 euros por mês, com uma taxa de desemprego de 6,7%. Já nos Estados Unidos, o salário mínimo nacional é de 7,25 dólares por hora, algo que dá em torno de 1.160 dólares por mês de salário, e a taxa de desemprego é de 5,5%.

Contudo, o salário médio em Portugal segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), com dados de junho de 2024 é de 1.640 euros por mês. Já nos Estados Unidos, segundo informações da US Bureau of Labor, uma agência oficial do governo norte-americano, o salário médio anual por lá é de 59,583 dólares, ou seja, 4.949 dólares por mês.

Aqui entra outro ponto de atenção, apesar do salário médio em Portugal ser de 1.640 euros por mês, segundo a plataforma Nomad Global, o custo de vida em Portugal gira em torno de 1.800 a 2.000 euros, ou seja, existe um ponto te preocupação aqui.

Já nos Estados Unidos, conforme a plataforma Remessa Online, o custo de vida no país norte-americano gira em torno de 2 a 4 mil dólares por mês, com aluguel incluso. O valor varia muito conforme a região, principalmente por conta do seu tamanho e realidade diferente em cada localidade.

Como migrar legalmente para Portugal e EUA

Outro ponto que você precisa se atentar muito é com relação às regras de imigração, que variam de país para país, mas vamos te contar as maneiras mais comuns de se mudar legalmente para Portugal e Estados Unidos.

Para você se mudar para Portugal legalmente e viver com sua família, é necessário se aplicar para um visto de residência, um processo que você pode fazer sozinho através da VFS Global, ou através de serviços de agência de assessoria.

Para permanecer legalmente em Portugal será preciso se enquadrar em uma das três opções a seguir:

  • Ser cidadão de algum país da União Europeia;
  • Ter um título de residência português;
  • Permanecer no país por menos de 90 dias, prorrogáveis por mais 180 (dentro deste prazo, você ainda pode ser identificado como turista).

Logo, para quem não é cidadão da União Europeia, será preciso dar entrada no pedido de título de residência, um processo que se inicia no Brasil com a requisição do visto em um Consulado Português.

Após isso, já em Portugal será necessário agendar uma entrevista com o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), momento em que se apresenta o visto e outros documentos solicitados.

Já com relação aos Estados Unidos, o país norte-americano é mais fechado, e diferente de Portugal, onde é possível visitar mesmo sem um visto, tendo apenas o passaporte, somente para entrar nos EUA é necessário um visto, que seja ao menos de turista.

Normalmente, as maneiras mais utilizadas legalmente para se mudar para os EUA é através da imigração familiar, onde cidadãos americanos e residentes legais podem levar seus cônjuges ou noivos estrangeiros para lá.

Outra opção é o visto de trabalho, onde sua empresa pode transferi-lo para lá, ou você poderá tentar o visto EB-2 National Interest Waiver, destinado para profissionais com curso superior completo e experiência comprovada, onde, o governo analisará suas competências e poderá lhe conceder o visto de trabalho.

Também existe a opção do visto de estudante, bem como a loteria de visto, onde anualmente os EUA distribui 50 mil vistos de residência de forma aleatória por sorteio em um programa chamado Diversity Visa Lotery.

Por fim, outra modalidade utilizada, especialmente para empreendedores bem sucedidos, é o visto de investidor, onde você pode comprar seu visto de moradia, investimento pelo menos 500 mil dólares em um negócio e criar ao menos cinco empregos.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

6 produtos que o Brasil é líder global de exportação

O Brasil é um país economicamente muito forte. Atualmente estamos na nona posição no ranking…

3 minutos atrás

Como parar de ficar triste? Confira dicas que podem te ajudar

Às vezes simplesmente nos sentimos tristes e isso faz parte da vida de todo mundo,…

7 minutos atrás

6 profissões que pagam muito e estão sobrando vagas de emprego

Em um mundo em constante mudança, alguns setores estão pipocando de oportunidades de emprego, bons…

3 horas atrás

Filmes sobre a importância do esporte: Veja os 10 melhores!

A importância do esporte é inegável, diversos filmes retratam o poder transformador das práticas esportivas…

4 horas atrás

As praias podem esconder muitos perigos, saiba como se proteger!

As praias podem esconder muitos perigos para os turistas desavisados, portanto, ao visitar locais que…

7 horas atrás

Conheças os auxílios do Governo para universitários

O Governo Federal conta com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), criado pelo Decreto…

9 horas atrás