As constantes mudanças e transformações no mercado de trabalho e os avanços tecnológicos, estão fazendo com que algumas profissões e cargos enfrentem uma redução na demanda, seja por substituição tecnológica ou por mudanças nas necessidades do mercado.
Muitas tarefas antes realizadas por humanos estão sendo automatizadas por máquinas e softwares, diminuindo a necessidade de mão de obra em determinadas áreas. Outro detalhe que tem afetado essas profissões e cargos são as crises econômicas, mudanças nos hábitos de consumo e a globalização.
Leia também | 139 cursos gratuitos são oferecidos para brasileiros por Harvard
Por outro lado, outras profissões estão em alta em nosso país. Entre elas está a Tecnologia da Informação. Os desenvolvedores, analistas de dados, engenheiros de software e profissionais de cibersegurança são muito procurados atualmente.
Profissionais da saúde continuam firmes no mercado de trabalho. O envelhecimento da população abre oportunidades para profissionais da área.
Professores também continuam sendo necessários para levar a educação a muitas crianças. No entanto, a educação a distância e a personalização do ensino estão gerando novas demandas por profissionais da área.
Por isso, os profissionais para não ficarem fora do mercado de trabalho, precisam investir em suas carreiras. Devem fazer cursos, participar de workshops e buscar novas certificações. O importante é se manter atualizado.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…