Apesar de todos os problemas, falhas, conflitos e tantas outras coisas que vivenciamos, a Terra continua sendo um lugar lindo e verdadeiramente habitável. Temos uma natureza incrível, pores do sol coloridos, a brisa do oceano.
Mas, imagine que por algum motivo você precisa escapar do planeta Terra, em busca de um novo local para morar no sistema solar. Será que os humanos conseguiriam viver em um planeta diferente do nosso?
Dadas as condições gerais, a Terra oferece tudo aquilo que precisamos para viver, já em outros planetas do sistema solar as coisas podem ser completamente diferentes da nossa realidade por aqui.
Por conta disso, decidimos levantar dados bem curiosos e te contar, será que é possível viver em outro planeta? Bom, vamos te contar quanto tempo os humanos conseguem viver em outros planetas do sistema solar agora!
Tudo bem, o sol não é um planeta, se trata de uma estrela anã amarela que se encontra no centro do nosso sistema solar, sendo um braço externo de nossa Galáxia, a Via Láctea. Mas, porque não começar falando quanto tempo os humanos poderiam viver neste lugar.
No caso do Sol, saiba que não sobreviveríamos nem um segundo. Na verdade, nem conseguiríamos chegar próximo a ele, afinal de contas, a temperatura estimada do Sol é de mais de 15 milhões de graus Celsius, ou seja, seríamos completamente fritos em instantâneo.
Mercúrio é um planeta bem interessante, isso porque o lado que fica de frente para o sol é extremamente quente, com uma temperatura de 427 graus Celsius no seu ponto mais quente. Por outro lado, o lado oposto é absurdamente congelante, chegando a -179 graus Celsius no seu ponto mais frio.
No caso, segundo o astrofísico e escritor Neil deGrasse Tyson, caso ficássemos na linha entre as duas temperaturas e alternas entre elas poderíamos sobreviver enquanto conseguíssemos prender a respiração, ou seja, cerca de um a dois minutos.
A temperatura de Vênus é de 482 graus Celsius, ou seja, já dá para prever que não seria nada legal estar nesse planeta. Um fato interessante é que a gravidade de Vênus é próxima a da Terra, então você estaria bem familiarizado com o planeta até vaporizar. Isso porque, um humano teria menos de um segundo de vida em Vênus.
Graças a nossa incrível atmosfera e oxigênio, temos comida, água e tudo aquilo que torna nosso planeta habitável. Aqui não tem segredo, é possível viver em média 80 anos por aqui, sendo o único planeta habitável do nosso sistema solar.
O planeta mais próximo da Terra é Marte, um local muito frio e com muito ar rarefeito. Logo, a intensidade do frio não será tão cortante quanto poderia ser caso fosse sentido a mesma temperatura aqui na Terra.
Com algumas roupas realmente muito, mas muito quentes seria possível que um humano andar enquanto conseguisse prender a respiração, ou seja, em Marte poderíamos aguentar até dois minutos.
Diferente dos demais, Júpiter se trata de um planeta gasoso, logo, neste planeta teríamos uma vida extremamente desconfortável. Em Júpiter você desceria para sempre na atmosfera gasosa até ser esmagado pela pressão de camadas do planeta. Assim, o tempo de vida seria de menos de um segundo.
Assim como Júpiter, Saturno Urano e Netuno são gigantes gasosos, logo, sem uma superfície sólida, simplesmente desceríamos por uma atmosfera aparentemente infinita, do qual a atração gravitacional dos gigantes nos puxaria através de suas atmosferas muito rápido.
O que limita a sobrevivência nesses planetas é o fato de que, conforme você desce pela atmosfera, as pressões aumentam drasticamente, do qual a própria atmosfera o esmagaria em cada um desses planetas em menos de um segundo.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…