Estou endividado e meu nome vai estourar, quais contas eu devo priorizar?
Se você está prestes a ver suas dívidas estourar, você precisa criar um plano para saber quais contas deve priorizar
Uma realidade de milhões de brasileiros é o endividamento. Seja por descontrole financeiro, por problemas ou imprevistos, cerca de 70 milhões de pessoas estão hoje com o nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Para quem está chegando num momento em que a bolha está para estourar e de não saber mais o que fazer para pagar as contas, é preciso ter calma, se você está passando por uma situação como essa, a primeira coisa a se saber é que você não é o único, e isso não significa o fim do mundo.
Caso você identifique que não é mais possível pagar todas as suas contas, o ideal é que você priorize as mais importantes, para que as outras você consiga negociar com o tempo. Se você quer entender melhor quais contas deve priorizar para pagar primeiro, você está no lugar certo.
Leia também | Quais são as dívidas que podem e não podem sujar o nome?
Quais contas eu devo priorizar?
Se você está sem saída, suas dívidas vão estourar e não é mais possível pagá-las agora, você então deverá priorizar as contas relacionadas a sua subsistência e de sua família, ou seja, foque primeiro em pagar as dívidas essenciais, como: conta de luz, água e aluguel.
Ao realizar o pagamento dessas dívidas, em seguida você deverá colocar como prioridade a conta do seu plano de celular, tendo em vista que você ainda precisará de um canal de comunicação com outras pessoas. Caso seu plano seja pago, tente mudar para um plano controle mais barato.
Feito isso, você já terá pago o básico para sua manutenção e de sua família. Agora você poderá optar por pagar contas relacionadas ao cartão de crédito, tendo em vista que essa dívida costuma gerar altos juros que tornam a fatura praticamente impagável após um tempo.
Caso você não tenha condição de pagar a fatura do seu cartão, pois ainda tem que pagar a alimentação, foque na sua alimentação, saiba que as instituições financeiras costumam entrar em contato para negociar as dívidas com excelentes condições de pagamento.
Em tese podemos dizer que existe uma lista de prioridade do mais importante para o menos importante, ao qual podemos identificar na seguinte ordem:
- 1º lugar: foque em contas para sua subsistência e de sua família;
- 2º lugar: foque em alguma conta para que você consiga se comunicar (como um plano de celular);
- 3º lugar: foque no cartão de crédito, devido aos altos juros que com o tempo se torna impagável;
- 4º lugar, priorize dívidas relacionadas a financiamento imobiliário e de bens.
Deixando claro aqui que não estamos falando pra você não pagar suas contas, apenas que você deve dar prioridade àquilo que garante a sobrevivência e o básico para você e sua família, que, de fato, devem ser prioridade.
O que acontece se eu não pagar minhas dívidas?
Precisamos esclarecer um ponto importante: negligenciar o pagamento de suas contas é realmente um grande problema que pode acarretar consequências ruins, como, ter o nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, redução do score de crédito, restrição ao crédito e a outros serviços bancários, etc.
No entanto, caso sua dívida esteja relacionada ao financiamento de carro ou moto, você poderá sofrer um grande impacto devido à busca e apreensão do bem.
Isso porque, devido ao descumprimento com o pagamento das parcelas, o banco poderá entrar na Justiça para solicitar que o veículo seja apreendido, ou seja, você perderá seu veículo e o mesmo seguirá para leilão, contudo, a dívida continuará existindo em seu nome.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.