Existe há anos no Brasil uma história de que estresse deixa os cabelos brancos, portanto, segundo esta crença, pessoas estressadas podem ser afetadas pela despigmentação capilar precocemente. Muitos leitores possuem esta dúvida e nós vamos esclarecer esta questão.
A rotina pode ser muito estressante para as pessoas, o trabalho, a faculdade e a família, muitas vezes, podem gerar um estresse enorme e isso pode preocupar, é bom entender como isso pode afetar a sua estética.
Confira nos próximos tópicos se estresse deixa realmente os cabelos brancos.
Muitos brasileiros afirmam que uma pessoa muito estressada vai “ficar de cabelos brancos!”, esse tradicional jargão popular foi comprovado cientificamente, portanto, seu estresse pode afetar diretamente sua estética.
Pesquisadores da Universidade Harvard descobriram que quando você se estressa, os nervos que fazem parte da resposta de luta ou fuga são ativados, danificando permanente às células-tronco regeneradoras de pigmento nos folículos capilares.
O estudo foi publicado na Revista Nature, em 2020, a pesquisa segue avançando no entendimento de como o estresse realmente pode deixar os cabelos brancos e afetar o corpo humano de outras formas.
O estresse é uma resposta do seu corpo a um estímulo externo, a intenção é preparar o seu corpo para reagir a uma determinada situação. Entretanto, o problema surge quando o corpo se mantém em estado de estresse por muito tempo, isso pode ser prejudicial.
Os hormônios liberados neste processo (adrenalina, cortisol, e norepinefrina – também chamada de noradrenalina) são muitos, e com os níveis hormonais elevados, eles danificam permanentemente as células-tronco responsáveis por regenerar os pigmentos dos folículos capilares.
Leia+: 10 dicas para te ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade
Os nervos simpáticos se ramificam em cada folículo piloso da pele e, quando somos atingidos pelo estresse, eles liberam noradrenalina, e ela é absorvida pelas células-tronco regeneradoras de pigmentos.
Enfim, os estudos feitos por Harvard conseguiram comprovar que, quando as células-tronco regeneradoras de pigmentos são ativadas excessivamente, elas esgotam rapidamente suas reservas e acabam perdendo capacidade de produzir melanina, que dá cor aos fios.
Portanto, quando uma pessoa vive em constante estado de estresse, o resultado disso será a produção de fios brancos prematura e permanentemente. Então, sim, se você é uma pessoa que vive estressada, você ficará com os cabelos brancos.
Segundo um novo estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, publicado na revista científica eLife: quando a causa do estresse é removida, o cabelo pode voltar à sua cor normal.
“Há décadas tentamos entender a influência do estresse no processo de aparecimento dos cabelos grisalhos, e este é o primeiro estudo que mostra uma ligação clara entre estresse psicológico e cabelos brancos”, explica Martin Picard, professor em Medicina Comportamental do Colégio de Médicos e Cirurgiões Vagelos, da Universidade de Columbia, e coautor do estudo.
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…