Falar em uma profissão dos sonhos pode ser difícil né? Afinal de contas, com um país tão grande e povoado igual o nosso, é natural pensar que o gosto e preferências por determinadas profissões seja bem subjetivo.
Contudo, uma pesquisa realizada com centenas de pessoas em cinco regiões diferentes do nosso país, conseguiu identificar quais são as profissões dos sonhos que a maioria dos brasileiros compartilha em comum.
A pesquisa para identificar o emprego dos sonhos para a maioria dos brasileiros foi publicado na 14ª Edição da Pesquisa Observatório Febraban, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).
O objetivo da pesquisa vai além de descobrir quais são os empregos dos sonhos da maioria dos brasileiros, isso porque, o foco principal foi investigar se a população está devidamente alinhada com a tendência internacional de realinhamento e prestígio de profissões conforme mudanças sociais, econômicas e de influência de meios de comunicação.
Segundo o levantamento, a profissão mais sonhada pelos brasileiros disparadamente sem qualquer margem para a concorrência é a carreira na medicina, como 89% dos entrevistados citando a mesma.
Contudo, um fato curioso, mas também esperado, é que, em segundo lugar, a profissão mais sonhada pelos brasileiros é seguir carreira como engenheiro, onde 84% dos entrevistados também citaram a carreira, mas sem especificar a área de atuação.
Em terceiro lugar, tivemos um empate técnico entre duas carreiras completamente diferentes no papel, mas de grande interesse em comum, onde veterinários e cientistas também foram citados por 82% dos entrevistados.
Já em quarto lugar tivemos os desenvolvedores de software/programadores/profissionais de TI e administradores/empresários, em que ambas as profissões tiveram incríveis 81%.
Dessa forma, o ranking geral ficou da seguinte forma:
1 – Medicina: 89%
2 – Engenharia: 84%
3 – Veterinários: 82%
4 – Cientistas: 82%
5 – Desenvolvedor de software: 81%
6 – Programador: 81%
7 – Profissionais de TI: 81%
8 – Administrador: 81%
9 – Empresário: 81%
Além de qual seria a profissão dos sonhos, a pesquisa também questionou sobre as profissões do futuro, do qual os médicos se mantiveram na liderança com 70%, mas aí entrou um fato interessante, os professores ficaram em segundo lugar com 67%.
Com relação às profissões para o futuro, as principais citadas pelos entrevistados foram:
1 – Médico: 70%
2 – Professor: 67%
3 – Enfermeiro: 58%
4 – Bombeiro: 54%
5 – Agricultor: 53%
6 – Psicólogo: 51%
Um fato que acabou chamando a atenção do levantamento é que, profissões ligadas a área de Tecnologia da Informação, ou mesmo de redes sociais não foram elencadas entre as mais importantes no futuro.
Para os pesquisadores, muito provavelmente a mudança de posicionamento de profissões para o futuro, de não citar áreas de tecnologia, por exemplo, pode estar ligado a pandemia, que escancarou a importância dos serviços essenciais para a continuidade da sociedade.
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…