Jovens universitários / Foto: Keira Burton - Pexels
Você já considerou começar uma faculdade, mas acabou desanimando especialmente pelo seu tempo? Onde é preciso estudar em média cinco anos para então ter uma profissão e ingressar no mercado de trabalho?
Mas, e se te falarmos que existem faculdades extremamente rápidas para se fazer, onde, em 2 anos, você poderá conquistar seu diploma de nível superior, ter uma nova profissão e inúmeras oportunidades de crescimento profissional?
Há muitos cursos bons e rápidos para se formar. Esses cursos estão cada vez mais populares, especialmente para quem busca uma rápida capacitação e diploma de graduação.
As faculdades de menor duração, que levam em média 2 anos para se formar, são conhecidas como cursos tecnólogos, que são sim uma graduação de nível superior, tal como bacharelado e licenciatura.
Só não vale confundir curso técnico com tecnólogo. Isso porque, enquanto curso técnico é de nível médio, o curso tecnólogo é de nível superior, e o formado poderá fazer pós-graduação, entre outros, até chegar ao doutorado.
Para ser mais específico quanto às diferenças entre as faculdades de tecnólogo, bacharelado e licenciatura, aqui vai uma pequena explicação do objetivo de cada um deles.
A seguir, vamos te contar quais são os cursos de nível superior que você consegue obter seu diploma em média em dois anos.
Área de Tecnologia
Área de Gestão e Negócios
Área de Saúde
Área de Comunicação
Área de Design e Artes
Área de Turismo e Hospitalidade
Área de Meio Ambiente e Sustentabilidade
O mercado de trabalho para profissionais tecnólogos pode variar muito dependendo da especialização do curso, tal como das demandas específicas de cada indústria. Normalmente, os tecnólogos ocupam posições em áreas como tecnologia, saúde, gestão, engenharia, dentre várias outras.
Por exemplo, o profissional formado em tecnólogo em informática pode atuar em diferentes áreas, como desenvolvimento de software, segurança cibernética, administrador de banco de dados, ou mesmo analista de sistemas.
Um dos pontos mais altos do profissional tecnólogo é que ele combina conhecimentos técnicos e habilidades práticas, que na maioria das vezes são as maiores demandas do mercado de trabalho.
A verdade é que o mercado de trabalho está se tornando cada vez mais exigente, o que faz com que o profissional formado em um curso tecnólogo tenha destaque ao realizar uma formação mais específica e personalizada.
Essa modalidade não é inferior ao se comparar com o bacharelado ou licenciatura. Os cursos tecnólogos foram estruturados para atender à educação profissional e capacitar profissionais para atingir áreas mais específicas da indústria.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…