Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos, a duração longa média de 4 a 5 anos acabou sendo um dos motivos que o fez mudar de ideia, certo?
Se esse for o seu caso, saiba que a duração pode não ser mais um problema para que você comece uma faculdade. Isso porque existem cursos com duração muito menor que os mais tradicionais e que te possibilitam ter um diploma de nível superior em pouquíssimo tempo.
Essa possibilidade acontece por meio dos cursos tecnólogos. Não, não confunda tecnólogo com técnico porque não tem nada a ver. Enquanto curso técnico é de nível médio, tecnólogo é de nível superior.
Esses cursos tecnólogos permitem conquistar um diploma de nível superior em cerca de dois anos, do qual você poderá avançar depois para uma pós-graduação, MBA e por aí vai.
Quando se está conhecendo um curso superior tecnólogo, muita gente se pergunta qual a diferença entre ele, o bacharelado e a licenciatura. Os três são modelos de graduação, mas cada um com suas características.
— Bacharelado: é uma formação mais ampla que leva em média 4 a 6 anos para se formar e prepara o aluno para trabalhar em diversas áreas de uma profissão, tendo grande parte do curso com embasamento teórico e profundidade.
— Licenciatura: é voltado para quem quer se tornar um professor. Em suma, a licenciatura forma novos educadores e tem uma duração média de 4 anos.
— Tecnólogo: é um curso mais rápido e focado, sem tanta teoria e focado na aplicação prática do conhecimento, visando inserir o aluno mais rapidamente no mercado de trabalho.
Os cursos tecnólogos tendem a ter uma duração média de dois a três anos, ou seja, em um período de pouquíssimo tempo, quando comparado às formações tradicionais, um aluno pode estar formado em um curso de nível superior.
Normalmente, os cursos tecnólogos costumam ter em média entre 1.600 e 2.400 horas. Onde:
Normalmente, os cursos que tendem a levar dois anos para serem concluídos (tendo 1.600 horas) são os seguintes:
Ambiente e Saúde
Infraestrutura
Gestão e Negócios
Produção Cultural e Design
Segurança
Militar
Turismo, Hospitalidade e Lazer
Entendendo quais os cursos que costumam ser os mais rápidos para te garantir um diploma de ensino superior, a dúvida agora é com relação à escolha. Qual será a opção ideal para começar?
A primeira dica que podemos dar é que você avalie seus interesses, pense nas áreas com as quais você tem maior identificação. Você gosta mais de áreas de saúde, negócios, criação ou tecnologia? Isso precisa ser considerado.
Mas não são somente os seus gostos pessoais que devem ser avaliados. É muito importante que você pesquise o mercado de trabalho de cada uma das áreas de formação, como é o mercado na sua região, já que pode variar de local para local, para fazer uma escolha estratégica.
Por fim, verifique as opções de continuidade. Embora o tecnólogo seja um curso de nível superior, se você quer continuar evoluindo, verifique se os cursos que lhe são do seu interesse permitem que você faça uma pós-graduação e até mesmo mestrado.
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…
As doenças crônicas no Brasil afetam a vida de milhares de brasileiros, segundo o Ministério…
Embora Paris seja muitas vezes mencionada como a "cidade do amor", existem vários outros destinos…